Educação química no antropoceno.

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Ângela Marta Pereira das Dores-
Autor(es): dc.contributorCosta, Alyne de Castro-
Autor(es): dc.contributorCastro, Bruna Jamila de-
Autor(es): dc.contributorRezzadori, Cristiane Beatriz Dal Bosco-
Autor(es): dc.contributorFausto, Juliana-
Autor(es): dc.creatorFary, Bruna Adriane-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:57Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:57Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2024-07-31-
Data de envio: dc.date.issued2021-05-20-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17112-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974965-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa emergiu do desejo de reivindicar a Química nos saberes populares e nos espaços informais de circulação e mobilização de conhecimento. A partir da questão ambiental do Antropoceno, surge a inquietação de como os saberes da Química atuam nas problemáticas ambientais e quais outros saberes, práticas, técnicas e políticas são possíveis para pensar em modos de mobilizar a Educação Química para tal contexto. Nesse sentido, tem-se como objetivo desta tese buscar e compreender saberes, práticas, técnicas e políticas que servem de inspiração para pensar em outros modos de mobilizar a Educação Química, no que toca o advento do Antropoceno. Na busca por essas estratégias, utilizou-se a Heteroautobiografia, com base na Pesquisa Narrativa, enquanto metodologia para entrevistar duas alquimistasbruxas- cientistas, que trabalham com agroecologia e cosmetologia natural. A pesquisa teve como base as teorizações de Isabelle Stengers. Como resultados, encontram-se nas narrativas de vidas dessas mulheres ações para reativar, resgatar, reapropriar, regenerar, e toda polissemia do “to reclaim” de Stengers (2017a); a retomada das práticas da diversidade do saber-fazer química, para tratar da interferência no Antropoceno. Com as histórias de vidas, buscou-se e compreendeuse como elas constituíram seus saberes, e discutiu-se os modos como elas existem e resistem no Antropoceno. A conclusão desta pesquisa é que essas mulheres operam em torno de uma química menor. A partir disso, propomos e discutimos, enquanto estratégia, para além dos movimentos de desterritorialização, produzir um terreno para mobilizar os saberes químicos de forma a agenciá-los no coletivo e a criar ramificações políticas – modos de ser e estar em sociedade – configura o que denominou-se de “Educação Química Menor” (EQM), da qual as mulheres alquimistas-bruxas-cientistas operam com suas práticas, técnicas e políticas. As participantes desta pesquisa mostraram as possibilidades de constituição de uma ecologia de saberes químicos que desterritorializam a Química ao serviço dos interesses industriais, econômicos e políticos. A política da Química de serviço nos direcionou a problemas como poluições e consequências dos usos de agrotóxicos e plásticos, que contribuem na caracterização do Antropoceno e na identidade e território da Química na contemporaneidade.-
Descrição: dc.descriptionThis research emerged from the desire to claim chemistry in popular knowledge and in informal spaces of circulation and mobilization of knowledge. From the environmental issue of the Anthropocene, the concern arises as to how the knowledge of Chemistry acts on environmental issues and what other knowledge, practices, techniques and policies are possible to think about ways to mobilize Chemistry Education for such a context. In this sense, the objective of this thesis is to seek and understand knowledge, practices, techniques and policies that serve as inspiration to think about other ways of mobilizing Chemical Education, regarding the advent of the Anthropocene. In the search for these strategies, Heteroautobiography was used, based on Narrative Research, as a methodology to interview two alchemists-witchesscientists, who work with agroecology and natural cosmetology. The research was based on the theories of Isabelle Stengers. As a result, actions to reactivate, rescue, reappropriate, regenerate, and all the polysemy of Stengers' “to reclaim” (2017a) are found in the narratives of these women's lives; the resumption of practices of the diversity of chemical know-how, to ease its interference in the Anthropocene. With the stories of lives, we sought and understood how they constituted their knowledge, and discussed the ways in which they exist and resist in the Anthropocene. The conclusion of this research is that these women operate around a minor chemistry. Based on this, we propose and discuss, as a strategy, in addition to the deterritorialization movements, to produce land for chemistry and to mobilize its knowledge in order to organize it in the collective and to create political ramifications - ways of being and being in society - configure what is called “Minor Chemical Education”, from which women alchemists-witches-scientists operate with their practices, techniques and policies. The participants in this research showed the possibilities of constituting an ecology of chemical knowledge that deterritorialize Chemistry at the service of industrial, economic and political interests. The service Chemistry policy led us to problems such as pollution and consequences of the use of pesticides and plastics, which contribute to the characterization of the Anthropocene and to the identity and territory of Chemistry in contemporary times.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectNarrativas de vidas-
Palavras-chave: dc.subjectMulheres na ciência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação química menor-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectNarratives of lives-
Palavras-chave: dc.subjectWomen in science-
Palavras-chave: dc.subjectMinor chemical education-
Título: dc.titleEducação química no antropoceno.-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.