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Metadados | Descrição | Idioma |
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Autor(es): dc.contributor | Batista, Cleide Vitor Mussini [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Mariotto, Rosa Maria Marini | - |
Autor(es): dc.contributor | Lustoza, Rosane | - |
Autor(es): dc.creator | Leite, Mônica Fujimura | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:53Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:53Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/12843 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974944 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa se propôs a pensar acerca das possibilidades e impasses da transmissão da Psicanálise à Educação escolar Com a constatação de que a demanda de interlocução e oferta entre as duas áreas do conhecimento era da própria pesquisadora (proveniente de uma demanda clínica), surge a pergunta inicial, mote da pesquisa A partir dela, se definiu o objetivo de verificar se existe alguma contribuição da Psicanálise à Educação escolar, e o que ela teria a transmitir-lhe Foi realizado um extenso levantamento bibliográfico, onde se fez um traçado histórico dos autores que se propuseram a pensar a entrada da Psicanálise na Educação escolar, a partir do viés da psicanálise freud-lacaniana Estes foram organizados pelo tipo de relação que propunham, a partir do desdobramento que faziam nos diferentes momentos do percurso de Freud acerca do tema Para dar sustentação e embasamento teórico ao conteúdo trazido, foi realizada uma delimitação conceitual dos termos provenientes da psicanálise que fazem referência ao tema abordado A partir das leituras realizadas, em confrontação com a prática clínica – em Distúrbios Globais do Desenvolvimento, em sua relação com a escola – foi-se definindo um posicionamento, em resposta a nossa pergunta Como resultado, pudemos verificar a importância de se estar atento e da cautela que se deve ter ao se enunciar um discurso a outro campo do conhecimento, ainda mais em se tratando da Psicanálise, que possui uma forma tão específica de ser apreendida e de afetar o sujeito Verificou-se também ser posssível a transmissão deste saber ao professor, o qual acrescenta novos elementos ao seu pensar sobre a importância para a aprendizagem das relações que se estabelecem no cenário educativo O saber da Psicanálise pode contribuir para trazer para o ideal de normatização a impossibilidade estrutural da Educação, abrindo para a consideração da Castração e, a partir disso, criar um espaço para acolher o desejo dos Sujeitos implicados no processo Acreditamos que esta seja a única forma possível de se educar Assim, concluimos que a contribuição da Psicanálise à Educação escolar existe e ela se dá no campo da ética, implicando em uma mudança na postura dos que são afetados por ela | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research proposes to think about the possibilities and predicaments of the psychoanalysis' transmition to the School Education With the verification that the demand of interlocution and ofert between the two areas of knoledge was inicially from the researcher itself (becoming from a clinical demand), emerges the initial question, the theme of this research From it, as defined as objective to verify if exists some contribuition from Psychoanalysis to the School Education, and what it has to transmit to this one It was realized an extensive collecting of bibliografy, in which it was made an historical delineated from all the authors whith proposed to think the entrance of Psychoanalysis in School Education, based in the freud-lacanian Psychoanalysis This material was organized according to the type of relation proposed based in the development made from de different moments of Freud's journey about the subject To give sustentation and teorical basis to this content, it was realized a conceptual delimitation of the terms originated from the Psychoanalysis From the reading realized, in confrontation with the clinical practice – in Global Disorder of Development, in its relation to the school – it was defined a position, as an answer to our inicial question As results, we could find the importance to be advised about the careful when enunciate a speech to another area of knoledge, mainly in the case of Psychoanalysis, which has a very specific way to be captured and to reach the personalIt was also verified the possibility to transmit this knoledge to the teacher, which adds new elements to this thinking, about the importance for the education of the relationships that are stablished in the educative scenario The Psychoanalysis knowledge can contribute to brings to the normatization ideal, the structural impossibility of the Education, opening to the consideration of the Castration and, from wich, opening a space to receive the desire of the subjects involved in the process We believe that this is the only way to educate So, we conclude that the contribuition of the Psychoanalysis to the School Education exists and it is on the ethics area, involving a change of attitude of those ones who are affected for it | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicanálise e educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis and education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychoanalysis | - |
Título: dc.title | De que serve a psicanálise à educação escolar | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
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