O conto na sala de aula: um aplicativo como proposta didática

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantana, Andréia da Cunha Malheiros-
Autor(es): dc.contributorPascolati, Sonia Aparecida Vido-
Autor(es): dc.contributorMello, Diene Eire de-
Autor(es): dc.creatorLima, Priscila Juliana Ruiz-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:44Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:44Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-18-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18045-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974891-
Descrição: dc.descriptionEsta pesquisa tem como objetivo verificar as potencialidades de um aplicativo como recurso para o trabalho com contos em uma turma de nono ano do Ensino Fundamental e surge em um contexto de educação digital ao qual não se pode mais estar alheio. A expansão acelerada e indefinida dos espaços virtuais navegáveis tem criado uma cultura que molda e vem sendo moldada pela tecnologia, abrindo novas perspectivas ao processo de ensino e aprendizagem. As estruturas e as formas de organização da sociedade não estão mais balizadas ou circunscritas, mas ganham novos ares e formas de socialização que inevitavelmente são refletidos na escola. As novas maneiras de ensinar e aprender não devem ser estanques a essas inovações e necessidades, no entanto é mister compreender que o uso de ferramentas digitais não garante êxito no processo de aprendizagem, todavia pode subsidiar a reflexão sobre a prática pedagógica. Por meio de pesquisa-ação, a proposta didática tem como produto educacional um aplicativo, intitulado “Contemos”, e foi implementada em uma turma de 9° ano do Ensino Fundamental. Os contos escolhidos como corpus são: “A Morta”, de Guy de Maupassant e “Os Objetos”, de Lygia Fagundes Telles. A fundamentação teórica articula diferentes perspectivas que se complementam, como reflexões sobre a linguagem e sua manifestação, à luz de Geraldi (2013), Antunes (2003; 2005) e Koch (2015; 2022); os estudos acerca do gênero conto, a partir de Moisés (2006), Cortázar (2006), Zavala (2006) e Reis (2004), além de ponderações sobre a educação e a aprendizagem em ambientes virtuais, considerando os novos modos de ser e estar no mundo hiperconectado, respaldados por Coll e Monereo (2010), Serres (2015), Santaella (2004) e Sibilia (2012). Os principais resultados apontaram avanço significativo quanto à apropriação do gênero conto e suas peculiaridades, compreensão dos textos trabalhados e produção pertinente de novas versões para as narrativas em um processo de atividade conjunta (professora/alunos/conteúdos) através de interfaces digitais. O aplicativo Contemos, enquanto experimento didático, permitiu-nos assegurar que o processo interessa mais que o produto, na medida em que foi a natureza das atividades propostas que garantiu a efetividade da tecnologia em sala de aula.-
Descrição: dc.descriptionThis research aims to verify the potentialities of an application as a resource for working with short stories in a ninth-grade class of Elementary School and arises in a context of digital education to wich one can no longer be oblivious.The accelerated and undefined expansion of navigable virtual spaces has created a culture that shapes and is being shaped by technology, opening new perspectives to the teaching and learning process. The structures and forms of organization of society are no longer delimited or circumscribed but take on new airs and forms of socialization that are inevitably reflected in schools. The new ways of teaching and learning should not be separate from these innovations and needs; however, it is crucial to understand that the use of digital tools does not guarantee success in the learning process but can contribute to the reflection on pedagogical practice. Through action research, the didactic proposal has as its educational product an App, entitled "Contemos" and was implemented in a 9th-grade class of Elementary School. The short stories chosen as the corpus are "A Morta" by Guy de Maupassant and "Os Objetos" by Lygia Fagundes Telles. The theoretical foundation articulates different perspectives that complement each other, such as reflections on language and its manifestation, in the light of Geraldi (2013), Antunes (2003; 2005), and Koch (2015; 2022); studies on the short story genre, based on Moisés (2006), Cortázar (2006), Zavala (2006), and Reis (2004), as well as considerations about education and learning in virtual environments, considering the new ways of being and being in the hyperconnected world, supported by Coll and Monereo (2010), Serres (2015), Santaella (2004), and Sibilia (2012). The main results pointed to a significant progress in the appropriation of the short story genre and its peculiarities, understanding of the worked texts, and relevant production of new versions for the narratives in a process of joint activity (teacher/students/contents) through digital interfaces. The Contemos app, as a didactic experiment, allowed us to ensure that the process is more important than the product, to the extent that it was the nature of the proposed activities that ensured the effectiveness of the technology in the classroom.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectConto-
Palavras-chave: dc.subjectAplicativo-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental - Aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectLetramento digital-
Palavras-chave: dc.subjectFerramentas digitais - Home-office-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem - computação-
Palavras-chave: dc.subjectContos - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectShort story-
Palavras-chave: dc.subjectApplication-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education - Learning-
Palavras-chave: dc.subjectComputer literacy-
Palavras-chave: dc.subjectDigital tools - Home-office-
Palavras-chave: dc.subjectLearning - computing-
Palavras-chave: dc.subjectShort stories - study and teaching-
Título: dc.titleO conto na sala de aula: um aplicativo como proposta didática-
Título: dc.titleThe short story in the classroom: an application as a didactic proposal-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.