Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Tatiana Helena Carvalho Rios | - |
Autor(es): dc.contributor | Pinto, Paula Tavares | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Adriana Grade Fiori | - |
Autor(es): dc.creator | Costa, Eduardo Bueno da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:38Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:38Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-11-04 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-12-11 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18390 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974857 | - |
Descrição: dc.description | Este trabalho discorre sobre o processo de elaboração e implementação de um produto educacional para o ensino de unidades fraseológicas do inglês. Parte-se da constatação de que tais unidades muitas vezes são superficialmente exploradas em materiais didáticos para o ensino de língua inglesa direcionados a institutos de línguas, conforme levantamento realizado por este pesquisador em 2023. Como consequência, dificilmente os estudantes conseguem desenvolver uma competência fraseológica de modo a utilizar tais unidades em sua produção oral e escrita. A fim de suprir, ainda que parcialmente, tal lacuna, este produto educacional foi elaborado para o ensino de unidades fraseológicas com base no modelo pedagógico fraseodidático desenvolvido por Ettinger e Lüger (2008). O produto consiste em uma unidade temática em arquivos de formato PDF e de áudio, composto por lições que trabalham unidades fraseológicas de quatro tipos: colocações, frases fixas, expressões idiomáticas e phrasal verbs - de nível B2 do Quadro Europeu Comum de Referência - em temas relacionados à sustentabilidade. O material desenvolvido foi implementado em um grupo de oito alunos matriculados em um curso de inglês regular de uma escola de idiomas do norte do Paraná, ao longo de dez aulas de 1 hora de duração cada, no horário anterior ao de suas aulas do curso regular, na escola. Este relato de pesquisa, de natureza qualitativa, visa descrever o processo de desenvolvimento do produto e sua implementação. Busca-se, a partir disso, fornecer subsídios a professores por meio de atividades que possam ser utilizadas em sala de aula para apresentar unidades fraseológicas, desenvolver a competência fraseológica (Solano Rodríguez, 2004; Ortíz Alvarez, 2015; González Rey, 2018) do aprendiz de língua inglesa, bem como disseminar o conhecimento da Fraseologia (Corpas Pastor, 1996; Monteiro-Plantin, 2017; González Rey, 2018) e da Fraseodidática (González Rey, 2018; Olímpio de Oliveira Silva, 2020). | - |
Descrição: dc.description | This paper discusses the process of designing and implementing an educational product for teaching phraseological units in English. It starts from the observation that such units are superficially explored in didactic materials for teaching the English language used in language institutes, according to a survey carried out by this researcher in 2023. As a consequence, most of the time, students fail to develop phraseological competence in order to use enhance their oral and written production. In order to fill this gap, this educational product was designed to teach phraseological units based on the phraseodidactic pedagogical model developed by Ettinger and Lüger (2008). The product consists of a thematic unit in PDF and audio files, comprising four lessons with a focus on phraseological units, that is, collocations, fixed phrases, idioms and phrasal verbs - at level B2 of the Common European Framework of Reference - on topics related to sustainability. The developed material was implemented in a language school in the north of Paraná, for eight students enrolled in a regular English course, within ten one-hour classes, which took place before their actual classes at the school. This qualitative research report aims to describe how the material was developed and its implementation. Based on this, the main goal is to provide teachers with activities that can be used in the classroom to present phraseological units, develop students’ phraseological competence (Solano Rodríguez, 2004; Ortíz Alvarez, 2015; González Rey, 2018), as well as disseminating knowledge of Phraseology (Corpas Pastor, 1996; Monteiro-Plantin, 2017; González Rey, 2018) and Phraseodidactics (González Rey, 2018; Olímpio de Oliveira Silva, 2020). | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Estrangeiras e Modernas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua Inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | Unidades Fraseológicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fraseologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Fraseodidática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Modelo Pedagógico Fraseodidático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Material didático | - |
Palavras-chave: dc.subject | Linguagem e línguas - Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | English Language | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phraseological Units | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phraseology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phraseodidactics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Phraseodidactic Pedagogical Model | - |
Palavras-chave: dc.subject | Courseware | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language and languages - Study and teaching | - |
Título: dc.title | "Para bom entendedor...": produção e aplicação de um material didático para o ensino de unidades fraseológicas em língua inglesa | - |
Título: dc.title | "A word to the wise…": production and application of didactic material for teaching phraseological units in the english language | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: