
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tomaél, Maria Inês [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Catarino, Maria Elisabete | - |
| Autor(es): dc.contributor | Molina, Letícia Gorri | - |
| Autor(es): dc.creator | Sanches, Priscila Romero | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:33Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:33Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10045 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974831 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este estudo analisou o compartilhamento da informação nas redes sociais digitais para a organização de manifestações populares entre 213 e 218 no Brasil A pesquisa tomou como base as atividades no Facebook de quatro movimentos sociais: o Movimento Passe Livre – MPL, Movimento Brasil Livre – MBL, a comunidade BRnasruas e o movimento Vem Pra Rua Brasil Analisamos primeiramente o impacto das atividades destes grupos na plataforma de relacionamento virtual, em períodos de 2 dias, relacionados a 1 protestos A primeira e a última manifestação foram selecionadas como marcos de princípio e fim do período de pesquisa Já os outros oito protestos, entre a primeira e a última data, tiveram como parâmetro de seleção o tamanho da manifestação, considerado a partir da divulgação do número de participantes Numa segunda etapa focamos nas atividades dos grupos, analisando o compartilhamento da informação por meio da interação de perfis de usuários do Facebook com os posts feitos nos grupos analisados Utilizando a Análise de Redes Sociais (ARS), mapeamos as redes sociais formadas entre nós (perfis) e nós (posts) O mapeamento das redes propiciou distinguir os posts com maior centralidade de grau, indicando em torno de quais conteúdos os internautas mais interagiram nos períodos de manifestação O estudo demonstrou que 4% das mensagens com maior interação de perfis do Facebook em períodos de protesto foram efetivamente de convites para manifestações Além disso, observou-se que os internautas preferem compartilhar os posts, ao invés de comentá-la A pesquisa demonstrou que o número de compartilhamentos de conteúdo foi sete vezes maior que o de comentários Verificamos ainda que a interação nos perfis compreende majoritariamente apoiadores dos grupos pesquisados, indicada pelo número de likes aos conteúdos, que soma mais de 8% das reações às posts Percebeu-se que o compartilhamento da informação nas redes sociais formadas nos grupos pesquisados garantiu efetividade na organização das manifestações populares no Brasil e contribuíram para a grande adesão de participantes nos movimentos de protestos contemporâneos | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This study analyzed the sharing of information in digital social networks focus on protests organization between 213 and 218 in Brazil The research was based on the Facebook activities of four social movements: the Movimento do Passe Livre - MPL, Movimento Brasil Livre - MBL, the BRnasruas community, and the movement Vem Pra Rua Brasil We first analyzed the impact of the activities of these groups on the virtual relationship platform related to 1 protests We collected data at intervals of 2 days In a second stage, we focused on the activities of the groups, analyzing the connection between profiles and posts Using Social Network Analysis (SNA), we investigated social structured formed between nodes (profiles) and nodes (posts) The visualization of the networks allowed us to distinguish the posts with the greater centrality degree, indicating around which contents the actors most interacted in the periods of manifestation The study showed that 4% of the messages, with the highest interaction on Facebook profiles, in these periods, were actually invitations to the manifestations The survey also showed that information sharing was seven times higher than comments It was also verified that the movements profiles received more interaction from people that were sympathetic to them This was indicated by the number of likes on the posts, corresponded to 8% of the reactions It was noticed that the effectiveness of the organization of the popular manifestations in Brazil nowadays was based on the information sharing | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Informação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Compartilhamento | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Movimentos sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Internet | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sharing Information | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social movements | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil | - |
| Título: dc.title | Redes sociais digitais : um olhar para o compartilhamento de informações na organização das manifestações populares no Brasil contemporâneo | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: