Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Imai, César | - |
Autor(es): dc.contributor | Azuma, Mauricio Hidemi | - |
Autor(es): dc.contributor | Cuperschmid, Ana Regina Mizrahy | - |
Autor(es): dc.creator | Mandola, Juliana Bambini | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:31Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:31Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-06 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-09-17 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17448 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974823 | - |
Descrição: dc.description | Atualmente, a colaboração entre grupos e indivíduos tem se tornado um processo decisivo para garantir e satisfazer as necessidades específicas em projetos na área de Arquitetura, Engenharia e Construção (AEC). Esta colaboração requer uma comunicação que utilize instrumentos compreensíveis pelos usuários e que incentive sua participação nas etapas iniciais do projeto. Muitas vezes, entretanto, as linhas de comunicação acabam sendo comprometidas por códigos e convenções não reconhecíveis pelo usuário leigo, podendo colocá-lo em situação de estresse e desconforto ao tentarem participar ativamente do processo de projeto. Desta forma, torna-se necessário a elaboração de ferramentas que sirvam de apoio aos usuários nestas etapas iniciais. O principal objetivo desta pesquisa é propor uma ferramenta que auxilie a coleta de informações com os usuários por meio das simulações virtuais imersivas e interativas durante o processo de Co-Design, permitindo uma troca de informações mais eficiente e o desenvolvimento de projetos que atendam às demandas dos usuários. Para isso, a pesquisa utiliza a abordagem da metodologia Design Science Research (DSR), a qual propõe a elaboração de um artefato que permita discutir soluções para os problemas encontrados. Para esta pesquisa, o artefato foi proposto como uma plataforma de simulação imersiva e interativa a partir do uso associado de estratégias baseadas em jogos e na tecnologia de Realidade Virtual por meio dos óculos imersivos. Desta forma, a pesquisa buscou explorar as potências, limitações e interações das simulações imersivas como ferramentas de apoio no processo de Co-Design, permitindo uma troca de informações mais eficiente e possibilitando o desenvolvimento de projetos que atendam às demandas dos usuários. | - |
Descrição: dc.description | Currently, collaboration between groups and individuals has become a decisive process to ensure and satisfy specific needs in projects in the field of Architecture, Engineering and Construction (AEC). This collaboration requires communication that uses instruments understandable by users and that encourages their participation in the initial stages of the project. Often, however, the lines of communication end up being compromised by codes and conventions not recognizable by the lay user, which can put them in a situation of stress and discomfort when trying to actively participate in the design process. Thus, it is necessary to develop tools to support users in these initial stages. The main objective of this research is to propose a tool that helps the collection of information with users through immersive and interactive virtual simulations during the Co-Design process, allowing a more efficient exchange of information and the development of projects that meet the demands of users. For this, the research uses the approach of the Design Science Research (DSR) methodology, which proposes the elaboration of an artifact that allows discussing solutions to the problems found. For this research, the artifact was proposed as an immersive and interactive simulation platform from the associated use of strategies based on games and on Virtual Reality technology through immersive glasses. Thus, the research sought to explore the strengths, limitations and interactions of immersive simulations as support tools in the Co-Design process, allowing for a more efficient exchange of information and enabling the development of projects that meet the demands of users. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CTU - Departamento de Arquitetura e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Processo de projeto | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Projeto colaborativo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Realidade virtual | - |
Palavras-chave: dc.subject | Motores de jogos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Arquitetura e Urbanismo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Design process | - |
Palavras-chave: dc.subject | Co-design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Collaborative design | - |
Palavras-chave: dc.subject | Virtual reality | - |
Palavras-chave: dc.subject | Game engines | - |
Título: dc.title | Simulações imersivas como ferramentas de apoio no processo de co-design: o uso de motores de jogos na realidade virtual | - |
Título: dc.title | Immersives simulations as support tools in co-design process: the use of game engines in virtual reality | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: