A função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorWeber, José Fernandes-
Autor(es): dc.contributorPitta, Maurício Fernando-
Autor(es): dc.contributorHardt, Lucia Schneider-
Autor(es): dc.creatorMazamboni, Gabriel-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:30Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:30Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2024-08-21-
Data de envio: dc.date.issued2023-04-14-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17254-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974814-
Descrição: dc.descriptionAo abandonar os ideais de Schopenhauer e Wagner, sobretudo por identificar neles a reproducao de aspectos nocivos da Modernidade, Nietzsche escreve Humano, Demasiado Humano e inaugura uma nova fase em sua filosofia, que pode se caracterizar como uma reconciliacao com a ciencia a fim de combater a influencia moral, religiosa e metafisica para a construcao de uma cultura superior que toma a Grecia Antiga como aspiracao. Em um aforismo intitulado Em favor dos ociosos, Nietzsche expoe a decadencia dos eruditos e dos chamados “homens ativos” e a incapacidade destes de fruir uma vida contemplativa. A partir da valorizacao que o filosofo concebe ao ocio e a contemplacao, intende-se mapear suas concepcoes de modo a inseri-las no problema da educacao oriunda da Modernidade, questionar sua relevancia no Cultivo de Si, discutir a figura do espirito livre neste ambito, e identificar a ambiguidade da ciencia no periodo intermediario de sua producao tomando o perspectivismo como parametro.-
Descrição: dc.descriptionBy abandoning the ideals of Schopenhauer and Wagner, mainly because he identified in them the reproduction of harmful aspects of modernity, Nietzsche writes Human, All Too Human and inaugurates a new phase in his philosophy, which can be characterized as a reconciliation with science in order to combat the moral, religious and metaphysical influence for the construction of a superior culture that takes Ancient Greece as an aspiration. In an aphorism entitled In favor of the idle, Nietzsche exposes the decadence of scholars and “active men” for their inability to enjoy a contemplative life. Based on the valuation that the philosopher conceives of idleness and contemplation, it is intended to map his conceptions in order to insert them in the problem of education arising from modernity, to question its relevance in Self- Cultivation, to discuss the figure of the free spirit in this context, and to identify the ambiguity of science in the middle period of his production, taking perspectivism as a parameter.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Filosofia-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Filosofia-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectNietzsche-
Palavras-chave: dc.subjectÓcio-
Palavras-chave: dc.subjectEducação-
Palavras-chave: dc.subjectCultivo de Si-
Palavras-chave: dc.subjectEspírito livre.-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Filosofia-
Palavras-chave: dc.subjectNietzsche-
Palavras-chave: dc.subjectIdleness-
Palavras-chave: dc.subjectEducation-
Palavras-chave: dc.subjectSelf-Cultivation-
Palavras-chave: dc.subjectFree spirit.-
Título: dc.titleA função crítica do ócio: a educação no período intermediário de Nietzsche-
Título: dc.titleThe critical function of idleness: education in the middle period of Nietzsche-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.