
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Duran, Maria Renata da Cruz [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Ramos, Márcia Elisa Teté | - |
| Autor(es): dc.contributor | Silveira, Sérgio Amadeu da | - |
| Autor(es): dc.creator | Rodrigues, Bruna Carolina Marino | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:27Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:27Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10036 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974799 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa tem por objetivo investigar as transformações que estão se processando no campo da História com o impacto da “virada digital” na primeira metade do século XXI Contudo, o relacionamento entre História e tecnologia não nos remente apenas ao tempo presente e às transformações da cultura digital no ofício dos historiadores, mas também está articulada as mudanças de paradigma que estão se processando na cultura ocidental Por isso, apresentamos um debate teórico sobre o conceito de tecnologia como um problema histórico no campo das ciências humanas Assim, guiados pelas reflexões desses teóricos, veremos como questões relacionadas as práticas sociais no trabalho, nas sociabilidades, na cultura de massas ao entretenimento e na transmissão e recepção do conhecimento na sociedade foram ressignificadas a partir das tecnologias digitais e do advento da internet Por sua vez, como constatamos, a História foi impactada pela “virada digital” e a tecnologia não será vista somente como ferramenta de pesquisa, mas como categoria analítica que modifica o conhecimento e produz a cultura digital transformando a História e a sociedade Dessa forma, discorremos sobre as modificações que as mídias e redes sociais estão provocando na cultura contemporânea, a fim de compreender como essas transformações se projetam nos modos de emissão e recepção da História através da internet na web e na configuração de novas práticas sociais Com isso, analisaremos como o ofício dos historiadores foi impactado a partir do caso da rede social criada no âmbito da internet brasileira intitulada Café História (28-217), que atualmente transformou-se em um Portal de divulgação da História e não se encontra mais online, estando disponível apenas através de um arquivo da web, intitulado The Internet Archive (1996) De todo modo, essa pesquisa só foi possível pelo arquivo da web, The Internet Archive (1996), que recuperou e preservou o passado digital da rede social pela interferência de agentes não humanos na produção da evidência histórica Consoante, foi necessário empreender uma discussão que demonstrasse como a tecnologia ou social machines têm interferido nas relações dos historiadores digitais e de suas fontes digitais Sendo assim, investigaremos as novas práticas sociais que surgiram da cultura digital e que foram materializadas na rede social Café História (28-217) por historiadores e pelo público não especialista Nesta análise buscamos compreender como essas novas práticas transformaram a produção e divulgação do conhecimento histórico na cultura contemporânea, criando novas sociabilidades e práticas de pesquisa digitais no contexto brasileiro | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research aims at investigating the changes that are being processed in the field of History given the impact of the “digital turn” in the first half of the 21st century However, the relationship between history and technology not only brings us back to the present time and the transformations of digital culture in the craft of historians, but also articulates the paradigm shifts that are taking place in Western culture Therefore, we present a theoretical debate on the concept of technology as a historical problem in the field of human sciences Thus, guided by the reflections of these theorists, we will see how issues related to social practices at work, sociability, mass culture to entertainment and the transmission and reception of knowledge in society have been resignified from digital technologies and the advent of the internet In turn, as we have seen, history has been impacted by the “digital turn” and technology will not only be seen as a research tool, but as an analytical category that modifies knowledge and produces digital culture transforming history and societyAccordingly, we shall address the changes that social media and networks are causing in contemporary culture in order to understand how these transformations are projected in the means for conveying and receiving History through the Internet on the Web, as well as in the molding of new social practices From there, we shall analyze how the work of historians was impacted from the perspective of the social networking website, created in the scope of the Brazilian Web, named Café História [History Coffeehouse] (28-217), which is currently a Web Portal for disseminating History and is no longer online, and it is only available through a Web archive, named The Internet Archive (1997) Anyway, this research was only possible due to the Web archive The Internet Archive (1996), which retrieved and maintained the digital records of the social networking website through interference of non-human agents in the production of historical evidence Accordingly, it was necessary to promote a discussion that would demonstrate how technology or social machines have been interfering in the relationships of digital historians and their digital sources Hence, we investigated the new social practices that emerged from the digital culture and that were materialized on the social networking Café História (28-217) by historians and by the non-specialist general public Through this analysis we seek to understand how these new practices have transformed the production and dissemination of historical knowledge in contemporary culture, creating new sociabilities and digital research practices within the Brazilian context | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | História Social | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiografia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Redes sociais on-line | - |
| Palavras-chave: dc.subject | História e tecnologia | - |
| Palavras-chave: dc.subject | History | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Social networks | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Online social networks | - |
| Título: dc.title | Navegando pelo passado : as redes sociais e os problemas da historiografia na era digital | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: