Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cordeiro, Sandra Maria Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Rocha, Andréa Pires | - |
Autor(es): dc.contributor | Valensuela, Keila Pinna | - |
Autor(es): dc.creator | Lima, João Francisco Ferraz de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:22Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:22Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-27 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2022-09-06 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17811 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974768 | - |
Descrição: dc.description | As políticas públicas sociais no Brasil tiveram grande avanço após a Constituição Federal de 1988 e o Estatuto da Criança e do Adolescente a partir de sua criação, define que crianças e adolescentes tornam-se sujeitos de direitos. O acolhimento institucional consiste no afastamento temporário da criança ou adolescente do convívio familiar, e se concretiza através de casa-lar, em famílias acolhedoras ou em acolhimentos institucionais, sendo esse o foco desse estudo. A partir dessa medida protetiva, o estudo estabeleceu como objetivo geral desvendar o processo de escolarização de adolescentes em acolhimento institucional da Região Metropolitana de Londrina. Realizou-se uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, com revisão bibliográfica, documental e de campo. A pesquisa aponta algumas percepções como as dificuldades enfrentadas pelas instituições de acolhimento em dialogar com a rede, por não entenderem que as demandas de adolescente em acolhimento são específicas e tem que ter um olhar diferenciado sem julgamento e receber os acolhidos de forma mais aberta possível. E ainda um grande desafio diz respeito a consequência do uso abusivo de substancia psicoativas para as famílias e os adolescentes. | - |
Descrição: dc.description | Social public policies in Brazil had great progress after the Federal Constitution of 1988 and the Statute of the Child and Adolescent from its creation, defines that children and adolescents become subjects of rights. The institutional reception consists of the temporary removal of the child or adolescent from the family life, and this is carried out through a home, in welcoming families or in institutional shelters, which is the focus of this study. Based on this protective measure, this study established the general objective of unraveling the schooling process of adolescents in institutional care in the Metropolitan Region of Londrina. A qualitative descriptive research was carried out, with bibliographic, documental and field review. The research points out some perceptions such as the difficulties faced by the host institutions in dialoguing with the network, as they do not understand that the demands of adolescents in foster care are specific and they have to have a different look without judgment and receive those welcomed as openly as possible. And yet a major challenge concerns the consequences of abusive use of psychoactive substances for families and adolescents. | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CESA - Departamento de Serviço Social | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Acolhimento institucional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estatuto da criança e adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação do adolescente | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescente - Escolarização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Assistência a menores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Sociais Aplicadas - Serviço Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Institutional reception | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children and adolescents statute | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Adolescent - Schooling | - |
Palavras-chave: dc.subject | Child welfare | - |
Título: dc.title | O processo de escolarização dos adolescentes em acolhimento institucional da região metropolitana de Londrina | - |
Título: dc.title | The schooling process of adolescents in institutional reception in the metropolitan region of Londrina | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: