Avaliação de um programa informatizado de capacitação para mães de crianças com necessidades educacionais especiais

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorFornazari, Silvia Aparecida [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorMoura, Cynthia Borges de-
Autor(es): dc.contributorGon, Márcia Cristina Caserta-
Autor(es): dc.creatorMello, Hellen Cristine Machado de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:19Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:19Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/13744-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974752-
Descrição: dc.descriptionResumo: A capacitação de pais tem sido indicada de forma expressiva na literatura das ciências do comportamento, com o objetivo de implementar novas habilidades que contribuam para criar um repertório mais adaptativo para as crianças que apresentam dificuldades de ordem social, afetiva ou cognitiva Tem se mostrado como uma abordagem efetiva no tratamento de comportamentos problema de crianças, incluindo comportamento opositor e agressividade Compreendendo a importância da criança com dificuldades em se adaptar as demandas do ambiente e ter maiores chances de se desenvolver afetiva, social e intelectualmente, esse projeto teve o objetivo de capacitar mães de crianças com necessidades educacionais especiais e que apresentam comportamentos problema A capacitação foi realizada por meio de um instrumento informatizado, o software Ensino, que contém conceitos e princípios da Análise do Comportamento Participaram desse estudo quatro mães O procedimento constou de avaliação inicial, intervenção com o software e avaliação final Avaliações iniciais e finais foram realizadas através de filmagem de interação lúdica mãe/criança, entrevista semi estruturada e preenchimento de protocolo de avaliação A Intervenção com o software, ocorreu em média de 7,75 sessões, de 6 minutos Para análise dos resultados foi realizada uma comparação dos dados das avaliações iniciais e finais As análises qualitativas dos resultados das participantes indicam que o Programa de Capacitação de pais por meio de instrumento informatizado foi eficiente no ensino de princípios e procedimentos da Análise do Comportamento Observou-se pelos resultados com algumas mães, generalização dos conhecimentos para um manejo melhor dos comportamentos, porém nem todas conseguiram se beneficiar totalmente da capacitação, embora o programa de capacitação tenha demonstrado que pode ter contribuído para a redução da gravidade destes comportamentos problema Esse programa de capacitação por meio de software apresenta necessidade de ser testado em uma população maior, com amostra que possa trazer resultados mais conclusivos Os resultados alcançados neste primeiro estudo levantam questões que podem gerar outros estudos, com enfoques diferentes sob o mesmo instrumento-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento-
Descrição: dc.descriptionAbstract: Parents qualification has been expressively indicated in behavior sciences literature, aiming at implementing new abilities that contribute to create a more adaptable repertoire to children who present social, affective or cognitive difficulties It seems to be an effective approach in the treatment of problem behavior in children, including opposing behavior and aggressiveness Understanding the importance of the child with difficulties in adapting to the environment requirements and having more chances to develop affectively, socially and intellectually, this project aimed qualifying the parents with children with special educational needs that present problem behaviors The qualification was performed through a computerized instrument (software) containing concepts and principles of Behavior Analysis Four mothers took part in this study The procedure consisted of initial evaluation, intervention with the software and final evaluation Initial and final evaluations were performed through mother/child’s video recording, semi-structured interview and an evaluation protocol filling The intervention with software occurred in an average of 7,75 sessions of 1 hour A comparison between initial and final evaluation data was used for result’s analysis The participants result’s qualitative analyses show that the Parents Qualification Program through computerized instrument was able to teach principles and procedures of Behavior Analysis, including generating generalization with some mothers, where an improvement in the practice and handling of behavior was noticed Not all mothers could totally benefit from the qualification, but the program showed that it might have contributed to reduce these problem behaviors gravity Parents qualification program through software presents the need of being tested in a bigger population for more conclusive results Results reached in this first study raise questions that might generate other studies, with different focus upon the same instrument-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationAnálise do Comportamento-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Biológicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Análise do Comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectAnálise do comportamento-
Palavras-chave: dc.subjectMães-
Palavras-chave: dc.subjectTreinamento-
Palavras-chave: dc.subjectCrianças problema-
Palavras-chave: dc.subjectAspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectBehavioral analysis-
Palavras-chave: dc.subjectPsychological aspects-
Palavras-chave: dc.subjectBehavior problems (Children)-
Palavras-chave: dc.subjectMothers - Training-
Título: dc.titleAvaliação de um programa informatizado de capacitação para mães de crianças com necessidades educacionais especiais-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.