Uma trajetória hipotética de aprendizagem auxiliando o reconhecimento de funções por meio de representações : análise de erros e dificuldades em tarefas na 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola de Quelimane – Moçambique

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores-
Autor(es): dc.contributorInarejos Filho, Osvaldo-
Autor(es): dc.contributorPolegatti, Geraldo Aparecido-
Autor(es): dc.creatorSemente, Ezequiel Elias Forma-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:15Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:15Z-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2025-03-13-
Data de envio: dc.date.issued2023-10-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18632-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974735-
Descrição: dc.descriptionEste estudo, de caráter descritivo com uma abordagem qualitativa, analisa as representações de funções por diagramas de Venn-Euler e de gráficos e a elaboração de uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem como um meio auxiliar no processo de ensino do conceito de funções. O objetivo da pesquisa foi verificar erros e dificuldades de estudantes, a respeito das formas de representação de funções em diagramas e gráficos, na 8ª classe do Ensino Secundário Geral de Quelimane, Moçambique. O programa de ensino e o caderno de atividades mereceram um destaque. Os dados foram coletados a partir da aplicação de tarefas diagnósticas e de tarefas pós-aplicação de uma oficina; além disso, foram analisadas falas dos estudantes produzidas durante a oficina. Foi desenvolvida uma Trajetória Hipotética de Aprendizagem ampliada para auxiliar no ensino e aprendizagem do conceito de funções. O estudo foi realizado com uma turma de 40 alunos da 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola Secundaria Geral de Quelimane. Deste modo, conclui-se que os estudantes, na resolução de tarefas diagnósticas, cometeram erros conceituais, de definição, de associação incorreta de fatos, erro estratégico e de linguagem. Com o desenvolvimento das atividades propostas pela oficina, verificou-se melhora nas tarefas com a redução dos erros, prevalecendo, pós-aplicação das tarefas, os erros cometidos por equívocos, de linguagem e de associação incorreta de fatos.-
Descrição: dc.descriptionThis study, of a descriptive nature with a qualitative approach, analyzes the representations of functions using Venn-Euler diagrams and graphs and the elaboration of a Hypothetical Learning Trajectory as an auxiliary means in the process of teaching the concept of functions. The objective of the research was to verify students' errors and difficulties, regarding the ways of representing functions in diagrams and graphs, in the 8th grade of General Secondary Education in Quelimane, Mozambique. The teaching program and activity book were highlighted. Data were collected from the application of diagnostic tasks and post-application tasks in a workshop; in addition, student speeches produced during the workshop were analyzed. An expanded Hypothetical Learning Trajectory was developed to assist in teaching and learning the concept of functions. The study was carried out with a class of 40 students from the 8th grade in the 1st cycle of General Secondary Education at a General Secondary School in Quelimane. Therefore, it is concluded that the students, when solving diagnostic tasks, made conceptual, definitional, incorrect association of facts, strategic and language errors. With the development of the activities proposed by the workshop, there was an improvement in the tasks due to the reduction of errors, with errors made due to mistakes, language and incorrect association of facts prevailing.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectFunções-
Palavras-chave: dc.subjectTrajetória hipotética de aprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino da matemática-
Palavras-chave: dc.subjectErros e dificuldades-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectFunções (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino secundário-
Palavras-chave: dc.subjectAprendizagem-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática na oficina-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions-
Palavras-chave: dc.subjectHypothetical learning trajectory-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching mathematics-
Palavras-chave: dc.subjectErrors and difficulties-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectFunctions (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectSecondary education-
Palavras-chave: dc.subjectLearning-
Palavras-chave: dc.subjectShop mathematics-
Título: dc.titleUma trajetória hipotética de aprendizagem auxiliando o reconhecimento de funções por meio de representações : análise de erros e dificuldades em tarefas na 8ª classe no 1º ciclo do Ensino Secundário Geral em uma Escola de Quelimane – Moçambique-
Título: dc.titleA hypothetical learning trajectory helping to recognize functions through representations : analysis of errors and difficulties in tasks in the 8th grade in the 1st cycle of General Secondary Education at a School in Quelimane-Mozambique-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.