Aprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorLaburú, Carlos Eduardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLorencini Junior, Álvaro-
Autor(es): dc.contributorTozoni-Reis, Marília F. de C.-
Autor(es): dc.creatorNardy, Mariana-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16993-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974718-
Descrição: dc.descriptionResumo: A fim de acompanhar a aprendizagem do tema Conservação Ambiental este trabalho propõe um referencial analítico que alcança os aspectos humanísticos da Teoria da Aprendizagem Significativa, os conteúdos de aprendizagem e a Educação Ambiental Com base nesses preceitos, desenvolveu-se um estudo envolvendo dois alunos do Ensino Fundamental II de uma escola particular do norte do Estado do Paraná A realização de atividades multimodais de ensino proporcionou uma coleta de dados diversificada e exigiu a criação de um instrumento analítico singular Os resultados deram abertura para discussões que evidenciam que a integração dos conteúdos de aprendizagem pode conduzir a uma aprendizagem significativa, traduzida na apropriação crítica de conhecimentos, atitudes, valores e comportamentos que contribuem para a construção de uma sociedade sustentável-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In order to follow the learning of Environmental Conservation theme this work proposes an analytical reference that reaches humanistic aspects of Meaningful Learning Theory, leaning contents and Environmental Education Based on these precepts, was developed a study involving two students of Elementary Education II of a private school located in northern of Paraná State The realization of multimodal education activities provided a diversified data collection and demanded the creation of a singular analytical tool The results suggest that the integration of learning contents can lead to meaningful learning, translated into the critical appropriation of knowledge, attitudes, values and behaviors that contribute to building a sustainable society-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectProteção ambiental-
Palavras-chave: dc.subjectConceitos-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental education-
Palavras-chave: dc.subjectEnvironmental protection-
Palavras-chave: dc.subjectPsychology of learning-
Palavras-chave: dc.subjectConcepts-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleAprendizagem significativa como integração dos conteúdos factual, conceitual, procedimental e atitudinal na educação ambiental-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.