Estudo da radiação do corpo negro – uma proposta HCTS para a formação de professores de física

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Marcelo Alves de-
Autor(es): dc.contributorCosta, Márcia da-
Autor(es): dc.contributorKikuchi, Ligia Ayumi-
Autor(es): dc.contributorFelicetti, Suelen Aparecida-
Autor(es): dc.creatorMacedo, Andréia Hornes-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:12Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:12Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-07-13-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18417-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974716-
Descrição: dc.descriptionNesta pesquisa apresentamos a Proposta HCTS – História, Ciência Tecnologia e Sociedade, que traz uma relação entre a História da Ciência e a abordagem CTS para o ensino da Radiação do Corpo Negro. Essa proposta é resultado de uma pesquisa teórico-metodológica no campo da Didática das Ciências e mobilização de Saberes Docentes, considerando que o professor é o sujeito que constrói seus saberes e a sala de aula o meio que possibilita a prática dessa construção. Nesse contexto, disponibilizamos a proposta para que especialistas da área avaliassem, por meio de um questionário, a potencialidade e relevância da mesma na formação de professores, bem como a aplicabilidade da mesma como uma metodologia de ensino construtivista. Como complementação à proposta, apresentamos uma sequência didática modelo, a qual também foi avaliada pelos especialistas, com o objetivo de demonstrar como a proposta HCTS pode ser desenvolvida por professores de educação básica no ensino de Física. Para essa sequência, utilizamos a Radiação do Corpo Negro como conteúdo científico a ser desenvolvido nos aspectos da proposta, visto o debate histórico-científico promovido por esse tema e as discussões entre ciência, tecnologia e sociedade, permeadas pela História da Radiação do Corpo Negro, que ampliam os horizontes, dando início a Física Moderna. Por meio da análise dos registros da avaliação por especialistas, nossas hipóteses de que uma proposta pautada na História da Ciência e nas relações apresentadas pela Abordagem CTS seja relevante para a formação dos professores e potencialmente produtiva para o processo de ensino e de aprendizagem, foram consolidadas. Esses resultados indicam a proposta HCTS como uma contribuição no campo da Didática das Ciências e de saberes docentes na Educação em Ciências.-
Descrição: dc.descriptionIn this research we present the HSTS Proposal – History, Science, Technology and Society, which brings a relationship between the History of Science and the STS approach to teaching Black Body Radiation. This proposal is the result of a theoretical-methodological research in the field of Didactics of Science and mobilization of Teaching Knowledge, considering that the teacher is the subject who builds their knowledge and the classroom the means that enables the practice of this construction. In this context, we made the proposal available for specialists in the area to assess, through a questionnaire, its potential and relevance in teacher education, as well as its applicability as a constructivist teaching methodology. As a complement to the proposal, we present a model didactic sequence, which was also evaluated by experts, with the objective of demonstrating how the HCTS proposal can be developed by basic education teachers in Physics teaching. For this sequence, we used Black Body Radiation as scientific content to be developed in the aspects of the proposal, given the historical-scientific debate promoted by this theme and the discussions between science, technology and society, permeated by the History of Black Body Radiation, that broaden horizons, giving rise to Modern Physics. Through the analysis of the evaluation records by specialists, our hypotheses that a proposal based on the History of Science and on the relationships presented by the CTS Approach is relevant for teacher training and potentially productive for the teaching and learning process were consolidated. . These results indicate the HCTS proposal as a contribution in the field of Science Didactics and teaching knowledge in Science Education.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectSaberes Docentes-
Palavras-chave: dc.subjectHCTS-
Palavras-chave: dc.subjectRadiação do Corpo Negro-
Palavras-chave: dc.subjectDidática das Ciências-
Palavras-chave: dc.subjectCiência - Estudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectCiência e tecnologia-
Palavras-chave: dc.subjectSociedade-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectHistória da ciência-
Palavras-chave: dc.subjectFísica moderna-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching Knowledge-
Palavras-chave: dc.subjectHSTS-
Palavras-chave: dc.subjectBlack Body Radiation-
Palavras-chave: dc.subjectScience Didactics-
Palavras-chave: dc.subjectScience - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectScience and technology-
Palavras-chave: dc.subjectSociety-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectHistory of science-
Palavras-chave: dc.subjectModern physics-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleEstudo da radiação do corpo negro – uma proposta HCTS para a formação de professores de física-
Título: dc.titleStudy of black body radiation – an HCTS proposal for training physics teachers-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.