Teoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCarvalho, Ana Márcia Fernandes Tucci de-
Autor(es): dc.contributorLuccas, Simone-
Autor(es): dc.creatorJorge, Jair Lucas-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:47:11Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:47:11Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/16443-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974710-
Descrição: dc.descriptionResumo: O objetivo deste trabalho, que constitui em uma pesquisa qualitativa, é verificar tarefas desenvolvidas por estudantes do curso de licenciatura em matemática com a intenção de identificar os processos do Pensamento Matemático Avançado (PMA) em relação à Teoria de Conjuntos Utilizamos Dreyfus (22) como referencial teórico e apresentamos um breve histórico da Teoria de Conjuntos Foram participantes da pesquisa 2 estudantes do segundo ano de Matemática, habilitação: Licenciatura, que resolveram tarefas a eles propostas Foi possível observar características dos processos envolvidos no PMA nas produções escritas dos estudantes, tais como modelação, comutação de representações e tradução, processos de representação, síntese e generalização Além disso, analisar quais e quantos processos cada estudante possui a respeito da Teoria de Conjuntos Concluímos que todos os estudantes apresentaram ao menos uma característica dos processos do PMA, nove estudantes evidenciaram somente as características envolvidas no processo de Representação, cinco apresentaram apenas as características dos processos de Abstração e dois apresentaram características de todos os processos do PMA-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The purpose of the present work is to verify and identify the processes of Advanced Mathematical Thinking (AMT) presented by undergraduate students in Mathematics in relation to Set Theory We will use Dreyfus (22) as a theoretical reference and will do the analyzes based on some ideas of the content analysis of Bardin (1977) We present a brief history of Set Theory, the development of theory and the studies that made it possible Tasks were proposed for students of the second year of Mathematics, Habilitation: Degree, altogether 2 accepted to participate in the research Finally, we conclude that it was possible to observe the characteristics of the processes involved in the AMT in the written productions of the students and to verify what and how many processes each student has regarding the Set theory-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria dos conjuntos-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleTeoria de conjuntos : processos manifestados do pensamento matemático avançado-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.