Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Freitas, Maria Teresa Menezes | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de | - |
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Ângela Marta Pereira das Dores [Coorientadora] | - |
Autor(es): dc.creator | Teixeira, Bruno Rodrigo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:06Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:06Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11026 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974685 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: No presente estudo, investigamos a participação da elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de Professores de Matemática, na ótica de estudantes do curso de Licenciatura em Matemática da Universidade Estadual de Londrina (UEL) Para isso, realizamos uma pesquisa de abordagem qualitativa de cunho interpretativo na busca de identificar as impressões destes futuros professores com relação à elaboração do Relatório, mediante as seguintes questões norteadoras: Que argumentos favoráveis podem ser apresentados com relação à elaboração do Relatório de Estágio Supervisionado na formação inicial de professores de Matemática? Que informações presentes no Relatório podem contribuir para o desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática em formação inicial? Quais as principais dificuldades apresentadas pelos graduandos durante a elaboração do Relatório? A investigação evidenciou que, para os participantes da pesquisa, o Relatório de Estágio Supervisionado pode se constituir em um importante instrumento para auxiliar no desenvolvimento profissional de futuros professores de Matemática, na medida em que sua elaboração lhes propicia reflexões sobre a própria prática, sobre incidentes críticos e sobre as ações dos alunos, e auto-avaliações acerca das experiências de docência vividas durante o Estágio; oportuniza o registro de informações que evidenciam contribuição para a formação inicial de futuros professores quanto aos conteúdos matemáticos, modo de lidar com situações didáticas em sala de aula, planejamento e dinâmica das aulas; e permite que exercitem a escrita discursiva acerca da Matemática e de situações que envolvam os processos de ensino e de aprendizagem da Matemática | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In the present study, we investigated the participation of the elaboration of the Supervised Internship Report in the Mathematics Teachers’ Initial Formation, in the view of students from the Mathematics Teaching Diploma course of the Universidade Estadual de Londrina For that, we made a research with qualitative approach and interpretative focus in order to identify these future teachers’ impressions about the elaboration of the Report, through the following guiding questions: What favorable arguments may be presented about the elaboration of the Supervised Internship Report in the Mathematics Teachers’ Initial Formation? What information present in the Report may contribute to the professional development of future Mathematics teachers in initial formation? What are the main difficulties presented by the students during the elaboration of the Report? The inquiry made evident that, for the participants of the research, the Supervised Internship Report may become an important instrument to help in the professional development of future Mathematics teachers, once its elaboration propitiates to them reflections about the practice itself, about critical incidents and about students’ actions, and self-evaluations about the teaching experiences they had during the Internship; gives the opportunity to register information that evidence contributions to the future teachers’ initial formation about the mathematics contents, ways of dealing with teaching situations in classroom, planning and dynamics of classes; and allows them to exercise discursive writing on Mathematics and situations that involve the Mathematics teaching and learning process | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics - Study and teaching - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Registros escritos na formação inicial de professores de matemática : uma análise sobre a elaboração do relatório de estágio supervisionado | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: