Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Gil, Silvia Regina de Souza Arrabal [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cillo, Eduardo Neves Pedrosa di | - |
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Eduardo | - |
Autor(es): dc.creator | Belineli, Lays Fernanda | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:04Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:04Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13293 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974675 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A psicologia no esporte, como estudo e prática, aplica-se a uma extensa faixa populacional e é um campo que possui muitos temas a serem investigados, entre eles cita-se a interação entre treinador e atleta A importância do treinador remete-se a maneira de estruturar a situação esportiva, as metas estabelecidas e os valores transmitidos, os quais podem influenciar não só a participação da criança no esporte, como em outras áreas da vida Assim, para ser um bom treinador, o indivíduo além de saber o que ensinar aos atletas deve saber como ensinar Nesse aspecto a Análise do Comportamento pode contribuir com orientações comportamentais que visem instrumentalizar o treinador a ensinar da maneira mais adequada e eficiente Deste modo, o presente trabalho teve por objetivo avaliar a efetividade de um procedimento de capacitação comportamental com uso de feedback sobre os comentários emitidos por treinadores de futebol de categorias de base durante treinos Participaram da pesquisa três treinadores da categoria sub 13 de escolinhas de futebol de uma cidade do estado do Paraná A linha de base consistiu na gravação em áudio e transcrição dos comentários dos treinadores durante os treinos A intervenção com os treinadores foi realizada em duas etapas – capacitação comportamental (Etapa 1) e feedback (Etapa 2) Na Etapa 1 foram realizadas sessões de orientação comportamental, nas quais foram discutidos alguns temas relacionados a interação entre treinador e atleta e em uma sessão foi utilizado um manual que trabalha questões relacionadas à importância do uso de reforço e efeitos colaterais da punição no esporte Na Etapa 2 a pesquisadora forneceu feedback aos treinadores, durante os treinos, a respeito dos comentários emitidos por eles Para isso utilizou um clicker para sinalizar quando os treinadores emitissem comentários adequados de acordo com a capacitação comportamental Os resultados mostraram que as instruções são as categorias com maior taxa de emissão, o que é compatível com a função de ensinar Porém, mesmo com a ênfase dada às instruções completas durante a capacitação e o feedback, as instruções parciais foram mais frequentes Houve aumento, ainda, na taxa de comentários categorizados como elogio parcial e elogio completo Apesar do aumento os resultados não se mantiveram indicando que o procedimento empregado deve ser revisto em estudos futuros | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The psychology in the sport, how study and practice, applies to a wide range of population and is a field that has many issues to be investigated, among them mentions the interaction between coach and athlete The importance of the coach refers to the structure way and the sports situation, the goals and values transmitted, which can affect not only the child's participation in sports, as in other areas of life So to be a good coach, beyond the individual knows what to teach to the athletes should know how to teach them In this aspect the behavior analysis can contribute to behavioral guidelines aimed equip the coach to teach in the most appropriate and efficient In this way, the present study aimed to evaluate the effectiveness of a training program using behavioral feedback on the comments made by soccer coaches of youth teams during training The participants were three coaches of under 13 football schools in a city in the state of Paraná The baseline consisted of the audio recording and transcript of the comments of the coaches during practice The intervention with the trainers was conducted in two stages - behavioral training (Step 1) and feedback (Step 2) In Step 1 was conducted sessions of behavioral orientation, in which were discussed some issues related to the interaction between coach and athlete and in one session was used a manual working issues related to the importance of the use of reinforcement and side effects of punishment in sports In Step 2, the researcher provided feedback to coaches during training, regarding the comments made by them For this, she utilized a clicker to signal when the coaches emit appropriate comments according to behavioral training The results showed that the instructions are the categories with the highest emission rate which is compatible with the teaching But even with the emphasis on complete instructions and feedback during training, the partial instructions were more frequent There was an increase also in the rate of comments categorized as partial prizes and complete prizes Despite the increase results not kept indicating that the procedure used should be revised in future studies | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Esportes | - |
Palavras-chave: dc.subject | Aspectos psicológicos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Treinadores de atletas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sports | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychological aspects | - |
Palavras-chave: dc.subject | Athletic trainers | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Feedback (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Soccer for children | - |
Título: dc.title | Análise do comportamento e esporte : capacitação comportamental com uso de feedback | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: