
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Tonelli, Juliana Reichert Assunção [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Santos, Leandra Inês Seganfredo | - |
| Autor(es): dc.contributor | Furtoso, Viviane Aparecida Bagio | - |
| Autor(es): dc.creator | Bueno, Bruna Alessandra Graef | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:03Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:03Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9445 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974667 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A avaliação é o elemento que integra o ensino e a aprendizagem, por este motivo torna-se essencial aos processos educacionais Sendo assim, é imprescindível selecionar instrumentos que auxiliem o professor em sua prática pedagógica Esta pesquisa teve como principal objetivo propor o jogo de tabuleiro como um possível instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças (LIC), pois acreditamos que o jogo em si pode proporcionar a avaliação, aprendizagem, engajamento e motivação às crianças Além do jogo, propusemos também uma grade de avaliação utilizada para orientar a observação do professor durante o jogo; uma ficha de acompanhamento e registro da aprendizagem e, uma ficha de autoavaliação para a aprendizagem de LIC Para tanto, fizemos um levantamento teórico sobre avaliação no ensino e na aprendizagem de LIC, apoiando-nos em Shaaban (21); Mckay (26); Barbosa (213; 214); Tonelli e Quevedo Camargo (216); Andrade (216), entre outros Discutimos a avaliação para a aprendizagem (BLACK, WILIAM, 1998; BLACK, HARRISON, LEE, MARSHALL, WILIAM, 24), concepção que embasa teoricamente esta pesquisa Além dos pressupostos teóricos que abarcam a avaliação, fundamentamo-nos também nos princípios da ludicidade (DANTAS, 2998; LOPES, 24; CHAGURI, 29; LUCKESI, 214; RINALDI, 214; MASSA, 215; SILVA, 215) e, para a elaboração do jogo, fundamentamo-nos nos pressupostos teóricos que regem a gamificação (ALVES, 215; COSTA; MARCHIORI, 216; SILVA, 218), entre outros Alicerçados, nesse referencial teórico, dissertamos sobre o jogo de tabuleiro, denominado CHAMELEON, seus componentes e as regras que o regem Além disso, descrevemos a elaboração da nossa proposta e exemplificamos nossa proposta Por fim, apresentamos a possibilidade de utilização de nosso produto educacional em diferentes contextos de ensino-avaliação-aprendizagem, já que se trata de um jogo flexível e adaptável a diferentes contextos escolares | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrangeiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: Assessment is the element that integrates teaching and learning, so it becomes essential to educational processes Thus, it is essential to select instruments that help the teacher in his pedagogical practice The main objective of this research was to propose the board game as a possible assessment tool for English language learning by children (LIC), since we believe that the game itself can provide the assessment, learning, engagement and motivation to the children In addition to the game, we also proposed an assessment grid used to guide teacher observation during the game; a learning tracking and record sheet and a self-assessment sheet for LIC learning To this end, we conducted a theoretical survey on assessment in teaching and learning of LIC, based on Shaaban (21); Mckay (26); Barbosa (213; 214); Tonelli and Quevedo Camargo (216); Andrade (216), among others We discuss the assessment for learning (BLACK, WILIAM, 1998; BLACK, HARRISON, LEE, MARSHALL, WILIAM, 24), a conception that theoretically supports this research In addition to the theoretical assumptions that encompass the assessmente, we are also based on the principles of playfulness (DANTAS, 1998; LOPES, 24; CHAGURI, 29; LUCKESI, 214; RINALDI, 214; MASSA, 215; SILVA, 215) Game design is based on the theoretical assumptions that govern gamification (ALVES, 215; COSTA; MARCHIORI, 216; SOUZA, 218), among others Based on this theoretical framework, we discuss the board game, called CHAMELEON, its componentes and the rules that gover it In addition, we describe the preparation o four proposal and exemplify our proposal Finally, we presente the possibility of using our educational product in different contexts of teching-assessment-learning, since it is a flexible game and adaptable to different school contexts | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos de tabuleiro | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Crianças | - |
| Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Board games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Children | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Chameleon : o jogo de tabuleiro como instrumento de avaliação para a aprendizagem de língua inglesa por crianças | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: