
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Kailer, Dircel Aparecida [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Furtoso, Viviane Aparecida Bagio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rodrigues, Flávio Luis Freire | - |
| Autor(es): dc.creator | Santos, Rubia Budny dos | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:47:01Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:47:01Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11448 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974657 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa, que teve como motivação minhas experiências em sala de aula enquanto professora de surdos, pauta-se em alguns conceitos e reflexões, como letramento (KLEIMAN, 1998; MARCUSCHI, 21; SOARES, 214), ensino de primeira e de segunda língua (FERNANDES, 26a, 26b; KARNOPP, 212; QUADROS, 1997), educação de surdos (PERLIN; STROBEL, 26; QUADROS, 1997; SKLIAR, 26; STROBEL, 216), narrativas visuais (RODRIGUES, 212), entre outros Ela tem como objetivo principal propor atividades pedagógicas que facilitem o desenvolvimento da escrita da língua portuguesa como L2 a um grupo de alunos surdos de uma escola de Londrina Nesse sentido, a partir do conhecimento que esses estudantes têm de Libras, busca-se alternativas viáveis para a produção e reconstrução de narrativas em língua portuguesa a partir de narrativas visuais Adota uma postura de pesquisa-ação e qualitativa, pois a pesquisadora intervém e analisa as etapas do processo, contribuindo para a ampliação de conhecimento linguístico e aperfeiçoamento da língua portuguesa Por meio das atividades pedagógicas propostas, observou-se que a maioria dos alunos apresentou desenvolvimento satisfatório quanto às habilidades de escrita | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão de Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This research, which was motivated by my experiences in the classroom as a teacher of deaf students, is based on some concepts and reflections, such as literacy (KLEIMAN, 1998; MARCUSCHI, 21; SOARES, 214), teaching of first and second language (FERNANDES, 26a, 26b; KARNOPP, 212; QUADROS, 1997), deaf education (PERLIN; STROBEL, 26; QUADROS, 1997; SKLIAR, 26; STROBEL, 216), visual narratives (RODRIGUES, 212), among others Its main objective is to develop pedagogical activities that facilitate the development of Portuguese language writing as L2 to a group of students In this sense, based on the knowledge that these students have about Libras, feasible alternatives are sought for the production and reconstruction of narratives in Portuguese from visual narratives It adopts an attitude of action-research and qualitative, as the researcher intervenes and analyzes the stages of the process, contributing to the expansion of linguistic knowledge and improvement of the Portuguese language Through the proposed pedagogical activities, it was observed that most students showed satisfactory development in terms of writing skills | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Letras | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Surdos | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Narrativas visuais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Deaf - education | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Visual narratives | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazilian sign language | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Education - Brazil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Título: dc.title | Ensino de português para surdos : uma experiência de produção de textos a partir de histórias visuais | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: