Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Brancher, Jacques Duílio [Orientador] | - |
Autor(es): dc.creator | Nunes, Mariana Monteiro | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15575 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974600 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O uso de tecnologias que auxiliam o processo de ensino-aprendizagem é crescente mesmo na área de TI Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um Ambiente Virtual de Treinamento (AVTr) que atenda a todos os conteúdos pertinentes a disciplina de Estruturas de Dados, uma vez que, parte dos existentes, são limitados apenas a uma fração dos conteúdos apresentados nos ementários das disciplinas, e apresentam atividades como tutoriais que se tornam repetitivas com o tempo de uso do usuário Por isto o ambiente proposto neste estudo dá suporte aos diversos conteúdos que possam ser inseridos dentro de uma página HTML, possibilitando ao aluno uma experiência diferenciada com relação aos conteúdos estudados nesta disciplina Para a realização do mesmo, foi feita a análise de 48 Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de universidades brasileiras a fim de obter os conteúdos abrangidos pela maior parte destas instituições, concluindo-se que não existe uma base que possa ser abordada por um Ambiente devido as divergências nos programas desta disciplina A avaliação do ambiente foi feita por especialistas na área, utilizando o método System Usability Scale (SUS), e espera-se que pelo uso deste os alunos tenham melhora significativa em seu desempenho na disciplina de Estrutura de Dados | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The use of technologies that assist the process of teaching and learning is growing even in the IT field This paper presents the development of a Virtual Learning Environment (VLE) that meet all the relevant contents of the Data Structures discipline, as part of existing,are limited only to a fraction of the contentes presented in menu of disciplines,and feature activities such as tutorials that become repetitive with the User’s login of time The high dropout rate in this discipline, their mathematical base and large number of laboratory hours also required motivate the development of this work For its realization, the analysis was made of 48 Pedagogical Political Project (PPP) of Brazilian universities in order to get the content covered by most of these institutions, guiding the content that should be covered by the VLE and the diferente forms of work with them It is also made an analysis of enviroments similar to the one proposed in this work to the development of the proposal of the resulting system To validate the results, the implementation of the VLE will be made in a Data Structures discipline of a State University in Northern Parana, hoping to improve student achievement and reduce failure statistics in these disciplines, based on previous years | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Computação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ambientes virtuais compartilhados | - |
Palavras-chave: dc.subject | Tecnologia educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Currículos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planejamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Shared virtual environments | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational technology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Planning | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Structures, Data (Computer science) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Curriculum | - |
Título: dc.title | Desenvolvimento de um ambiente virtual de treinamento colaborativo para a disciplina de estrutura de dados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: