Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Marcondes, Martha Aparecida Santana [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Galuch, Maria Terezinha Bellanda | - |
Autor(es): dc.contributor | Tuma, Magda Madalena | - |
Autor(es): dc.creator | Vidal, Wanessa Pires Garcia | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:41Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:41Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11583 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974567 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A formação docente tem sido cada vez mais discutida, principalmente, no sentido de se reconhecer a importância dos saberes pedagógicos na relação com os saberes específicos Em meio a essas discussões, levantamos a problemática da formação dos professores para a avaliação da aprendizagem de seus alunos Desse modo, este trabalho teve como objetivo, delinear, na perspectiva dos professores, as contribuições e as carências em relação à sua formação inicial para o fazer avaliativo, em um estudo de caso com professores de Geografia Os professores participantes da pesquisa fazem parte da rede estadual de ensino (Fundamental II e Médio) do Paraná, lotados no município de Cambé, situado na região norte do Estado Nesse estudo, pudemos identificar, a respeito da avaliação, uma variedade de concepções entre os professores, tais como: serviço à construção do saber e à prática docente; instrumento disciplinador; momento de verificação e de notação; tarefa meramente burocrática a ser cumprida Os professores expuseram muito mais carências do que contribuições a respeito de sua formação para a avaliação da aprendizagem, levantando, inclusive, indicativos de que a formação docente, como um todo, tem sido permeada por lacunas, além de entenderem que têm sido formados, principalmente, pela prática | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Teacher training has been increasingly discussed mainly in order to recognize the importance of pedagogical knowledge in the relation with specific knowledge Amid these discussions, we raise the issue of teachers education for the evaluation of their students learning Thus, this study aimed to delineate the teachers perspective, the contributions and needs in relation to their basic training to make evaluative, in a case study with Geography teachers Teachers participating in the survey are part of the Paraná State teaching Net, stablished in Cambé, located in the north of the state In this study, we identify, on evaluation, a variety of ideas among teacher, such as service to the knowledge construction and teaching practice, disciplinary tool, check and credit rating moment; purely bureaucratic task to be fulfilled Teachers have exposed more failings than contributions in respect of their training for the learning evaluation, raising even indicate that teacher education as a whole, has been permeated by gaps, and understand that they have been trained, mainly, practice | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de ensino de segundo grau | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geografia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geography teachers | - |
Título: dc.title | A formação na graduação para a avaliação da aprendizagem : um estudo com professores de geografia | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: