
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Campos, Vitor Valério de Souza | - |
| Autor(es): dc.contributor | Brancher, Jacques Duílio | - |
| Autor(es): dc.contributor | Martins, Rosane Fonseca de Freitas | - |
| Autor(es): dc.creator | Oliveira, Eder Diego de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:38Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:38Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15542 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974554 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Com a chegada das novas tecnologias e das mudanças geradas por elas, viu-se a necessidade de entendê-las e utilizá-las como aliadas na busca de mecanismos que possam auxiliar tanto o aluno quanto o professor no processo de ensino-aprendizagem Diante desse cenário, esta pesquisa apresenta um modelo de desenvolvimento que visa auxiliar professores e desenvolvedores na elaboração de jogos educacionais Esse modelo é denominado Modelo Gaia Abstração Game, que emprega as técnicas dos jogos cooperativos e a teoria da aprendizagem significativa para o desenvolvimento dos jogos Como estudo de caso, utilizou-se o modelo para desenvolver o jogo Gaia Abstração Game OO, que tem como objetivo auxiliar o processo de ensino-aprendizagem do paradigma da Orientação a Objetos, cujo conceito é um dos mais complexos da computação atual Por ser um paradigma que trabalha muito com a abstração e a classificação dos objetos, nem sempre fica claro para os alunos, embora seja fundamental para a aprendizagem das disciplinas iniciais dos cursos de informática Este trabalho está fundamentado nas pesquisas de autores que abordam a importância dos jogos como mecanismo facilitador da aprendizagem As principais contribuições deste trabalho são: destacar que o jogo pode contribuir para despertar o interesse do aluno; tornar as aulas dinâmicas e atrativas; fazer com que os alunos acumulem conhecimento de forma lúdica e prazerosa; facilitar a mediação do conhecimento; criar um ambiente de cooperação mútua entre os alunos, tendo como base o estímulo para o seu desenvolvimento integral | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: With the diffusion of new technology and the impact they caused, it became necessary to understand and use them in searching for ways to help both students and teachers in the teaching and learning processes In this context, this research presents a development model that aims to assist teachers and developers in the elaboration of educational games This model is named Model Gaia Abstraction Game, which employs cooperative gaming techniques and the theory of meaningful learning in order to support game development As a case study, the model was used in the development of Gaia Abstraction Game OO, which aims to assist the teaching and learning process of the Object Orientation paradigm – one of the most complex concepts in current computing theory Since this paradigm works mostly with objects abstraction and classification, the concept is not always clear for the students, even though it is core for the initial subjects in computing courses This study is grounded on researches of authors who approach the importance of games as facilitators in the learning process The major contributions provided by this study are: stress that the game can help arouse students’ interest; make the classes dynamic and appealing; help students learn in a playful and pleasurable way; facilitate the mediation of knowledge; and create a mutual cooperation environment among students, promoting their full development through motivation | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ciência da Computação | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos por computador | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Objetos de aprendizagem | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programação orientada a objetos (Computação) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Jogos simulados em educação | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Interface de programação de aplicativos (software de computador) | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Computer games | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Learning objects | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Object-oriented programming (Comp | - |
| Título: dc.title | Modelo GAIA Abstração Game : o poder do jogo como ferramenta mediadora do processo de ensino-aprendizagem | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: