
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Furtoso, Viviane Aparecida Bagio [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bizon, Ana Cecília Cossi | - |
| Autor(es): dc.contributor | Tonelli, Juliana Reichert Assunção | - |
| Autor(es): dc.creator | Killner, Mariana | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:37Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:37Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9184 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974550 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: A proposta desse material deve-se à demanda de um contexto de ensino de Português para Estrangeiros (PLE) em uma universidade do estado do Paraná, uma vez que a crescente presença de universitários estrangeiros em cursos de pós-graduação ofertados pela instituição apontou para a necessidade de o professor preparar os alunos para a leitura e apropriação de textos acadêmicos dos cursos que frequentam Essa necessidade foi apontada inicialmente pelos próprios alunos, principalmente os de turmas de nível intermediário e avançado Assim, a partir da experiência no contexto investigado e da produção de unidades didáticas para o Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), elaboramos um roteiro didático que traz a pilotagem das aulas e nossas sugestões para o trabalho com unidades com foco nos textos acadêmicos resumo, resenha, comunicação oral em eventos e artigo Portanto, o objetivo deste roteiro é compartilhar os caminhos pelos quais passamos na pilotagem desse material, bem como sugestões dos alunos que enriqueceram a proposta | - |
| Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras Estrageiras Modernas) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras Estrageiras Modernas | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The proposal of this material is due to the demand of an educational context of learning Portuguese as a Foreign Language (PFL) at a university in the state of Paraná, since the growing presence of foreign students in postgraduate courses offered by the institution has pointed to the need for the teacher to prepare students for the reading and appropriation of academic texts of the courses they attend This need was identified initially by the students, specially the ones at intermediate and advanced levels From our experience in this context and the production of units for Portal do Professor de Português Língua Estrangeira (PPPLE), we developed a teaching guide that includes suggestions of work with academic texts, such as abstract, review, oral presentation and article The aim of this guide is to share our experience using this material, as well as suggestions from students who have helped us to enrich this proposal | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
| Relação: dc.relation | Letras Estrangeiras Modernas | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras Estrangeiras Modernas | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Língua portuguesa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Falantes estrangeiros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Foreign speakers | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Portuguese language | - |
| Título: dc.title | Roteiro didático para o ensino de PLE em contexto acadêmico | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: