Educação profissional : história e ensino de história

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSimon, Cristiano Gustavo Biazzo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorJorge, Marcos-
Autor(es): dc.contributorAlegro, Regina Célia-
Autor(es): dc.creatorSouza, Francinne Calegari de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:46:26Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:46:26Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11141-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974498-
Descrição: dc.descriptionResumo: As propostas pedagógicas atuais buscam enfatizar a importância da escola para formar alunos que compreendam o significado de cidadania e sejam capazes de fazer uso dela Contudo, esta percepção da escola como instrumento para a formação de cidadãos é uma idéia que há muito foi defendida pelo teórico italiano Antonio Gramsci Nesse trabalho nos dedicamos a compreender a concepção de escola deste e de outros autores preocupados em tornar a escola uma ambiente de formação geral, profissional e política de forma integrada A realidade brasileira, contudo, é diferente dessas propostas, já que mantém a separação entre a formação geral e profissional Partindo, portanto, do nosso presente, esse trabalho busca compreender se é possível educar para o trabalho e como articular a formação geral e a profissional sem fortalecer o velho dualismo Esse estudo parte das proposições de Gramsci sobre a educação e o trabalho, estuda o caso brasileiro através dos caminhos da educação profissional no Brasil e da análise de importantes documentos da legislação brasileira (Substitutivo Jorge Hage e a LDBEN 9394/96) e por fim, procura integrar a educação para o trabalho com o ensino de História e suas possibilidades Percebemos, deste modo, que é possível e, ainda mais, é imprescindível que pensemos em propostas educacionais que incluam os jovens, suas necessidades e experiências Este trabalho manifesta assim o interesse de contribuir para que isso aconteça e aponta o ensino de História como uma possibilidade de integração no presente, entre os jovens, suas vivências, carências e, sobretudo, suas expectativas em relação ao futuro, a partir da compreensão do passado-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: The current pedagogical proposal aims at emphasizing the importance of school to train students that understand the meaning of citizenship and are able to make use of it Yet this perception of school as an instrument for the formation of citizens is an idea that has long been advocated by the Italian theorist Antonio Gramsci In this work we decided to understand his concept of school and others who have worried about making the school an atmosphere of general education, professional and policy in an integrated manner The Brazilian reality, however, is different from these proposals, since it maintains the separation between general and vocational training Beginning, therefore, from the present time, this work aims at understanding whether it is possible to educate for labor and to articulate the general and professional education without strengthening the old dualism This study is based on the propositions of Gramsci on education and work, on the Brazilian case through the paths of professional education in Brazil and on an analysis of important documents of the Brazilian legislation (Substitute Jorge Hage LDBEN and 9394/96) and finally, aims at integrating education for labor with the teaching of History and its possibilities We realize, therefore, it is possible and, further, it is imperative that we think of educational proposals that include young people, their needs and experiences This study thus manifests the interest of contributing to make this happen and considers the teaching of History as a possible integration in the present, among adolescents, their experiences, needs and, above all, their expectations about the future, from the understanding of past-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectPolítica e educação-
Palavras-chave: dc.subjectLegislação-
Palavras-chave: dc.subjectLegislation-
Palavras-chave: dc.subjectEducational policy-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and Teaching-
Título: dc.titleEducação profissional : história e ensino de história-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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