Transformações geométricas e a simetria : uma proposta para o ensino médio

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Ana Lúcia da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorRomeiro, Neyva Maria Lopes-
Autor(es): dc.contributorNatti, Paulo Laerte-
Autor(es): dc.creatorChiréia, José Vagner-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:46:21Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:46:21Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14015-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974474-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho faremos, inicialmente, a apresentação dos três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação Essa apresentação será feita de duas formas: por coordenadas cartesianas e por construção geométrica com régua e compasso Em seguida, apresentamos uma aplicação da simetria por meio do gráfico de funções reais que admitem função inversa e provamos que o gráfico da função inversa é simétrico ao gráfico da função relativamente à reta Finalizamos com alguns jogos em que a simetria é uma estratégia para definir o vencedor No decorrer do trabalho, são apresentadas trinta e cinco atividades para que os alunos fixem o conteúdo e pratiquem os conhecimentos Destacamos também, logo após a introdução, um capítulo com conteúdos que julgamos serem pré-requisitos, bem como um texto de motivação para o assunto-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this project we will, initially, present the three major cases of isometrical transformation in a plan, here identified as symmetry of reflection, symmetry of translation and symmetry of rotation This presentation will be made in two ways: by cartesian coordinates and geometrical construction using ruler and compass Being that done we present an application of symmetry through the graph of real functions which accept inverse function and prove that the graph of inverse function is symmetrical to the graph of function related to the line We wrapped up with some games where the symmetry is a strategy to define the winner Throughout the job, are presented thirty-five activities for students to fix the content and practice the knowledge We also highlight, straight after the introduction, a chapter with content we consider a pre requirement, as well as a motivation text for the subject-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado Profissional-
Relação: dc.relationMatemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectGeometria-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de conceitos-
Palavras-chave: dc.subjectSimetria (Matemática)-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectConcept formation-
Palavras-chave: dc.subjectSymmetry (Mathematics)-
Palavras-chave: dc.subjectCoordinates-
Palavras-chave: dc.subjectGeometry - Study and teaching-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Título: dc.titleTransformações geométricas e a simetria : uma proposta para o ensino médio-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.