Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Silva, Ana Lúcia da [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Romeiro, Neyva Maria Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Natti, Paulo Laerte | - |
Autor(es): dc.creator | Chiréia, José Vagner | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:21Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:21Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14015 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974474 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Neste trabalho faremos, inicialmente, a apresentação dos três principais casos de transformação isométrica no plano, aqui identificada por simetria de reflexão, simetria de translação e simetria de rotação Essa apresentação será feita de duas formas: por coordenadas cartesianas e por construção geométrica com régua e compasso Em seguida, apresentamos uma aplicação da simetria por meio do gráfico de funções reais que admitem função inversa e provamos que o gráfico da função inversa é simétrico ao gráfico da função relativamente à reta Finalizamos com alguns jogos em que a simetria é uma estratégia para definir o vencedor No decorrer do trabalho, são apresentadas trinta e cinco atividades para que os alunos fixem o conteúdo e pratiquem os conhecimentos Destacamos também, logo após a introdução, um capítulo com conteúdos que julgamos serem pré-requisitos, bem como um texto de motivação para o assunto | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In this project we will, initially, present the three major cases of isometrical transformation in a plan, here identified as symmetry of reflection, symmetry of translation and symmetry of rotation This presentation will be made in two ways: by cartesian coordinates and geometrical construction using ruler and compass Being that done we present an application of symmetry through the graph of real functions which accept inverse function and prove that the graph of inverse function is symmetrical to the graph of function related to the line We wrapped up with some games where the symmetry is a strategy to define the winner Throughout the job, are presented thirty-five activities for students to fix the content and practice the knowledge We also highlight, straight after the introduction, a chapter with content we consider a pre requirement, as well as a motivation text for the subject | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Simetria (Matemática) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symmetry (Mathematics) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Coordinates | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Título: dc.title | Transformações geométricas e a simetria : uma proposta para o ensino médio | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: