As ações afirmativas na UEL : um estudo sobre a sociabilidade dos estudantes negros na universidade

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MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSilva, Maria Nilza da [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorRezende, Maria José de-
Autor(es): dc.contributorBernardo, Terezinha-
Autor(es): dc.creatorAndrade, Pedro Henrique de-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:46:20Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:46:20Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2010-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/11920-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974469-
Descrição: dc.descriptionResumo: Este trabalho analisa os laços de sociabilidade estabelecidos pelos estudantes negros, na maioria, cotistas, na Universidade Estadual de Londrina, a partir de 26 Sob a ótica da vivência dos estudantes e das suas experiências, estudam-se os principais enfrentamentos e as formas de sociabilidade vividas por eles no meio universitário Utiliza-se a metodologia qualitativa, cuja análise teórica está baseada na teoria histórico-social, aliada à realização de entrevistas em profundidade com os estudantes Os resultados da pesquisa mostram a efervescência política deste momento histórico de implementação de ações afirmativas, quando ocorrem não só situações constrangedoras enfrentadas pelos alunos negros ao serem associados às cotas de forma pejorativa, mas também isolamento na sociabilidade dos estudantes negros com as suas turmas Contrapondo-se a esses constrangimentos aflora a autoafirmação e autovalorização dos estudantes enquanto cotistas e superação individual na construção de redes de socialização, participação e da utilização dos espaços da Universidade-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This article examines the bonds of sociability established by black students in the majority, students beneficiares for racial quotas at the Londrina State University, from 26 From the viewpoint of the experiences of students and their experiences, studying the main fighting and forms of sociability found for them in academia We use the qualitative methodology, whose theoretical analysis is based on socio-historical theory, coupled with depth interviews with the students The survey results show the political unrest of this historic moment of implementation of affirmative action, where there are embarrassing situations faced by black students to be associated with pejorative quotas, also aspects of isolation in the sociability of the students for their classmates Opposed to these elements is the self-affirmation and self-worth of students as scholarship students and actions on the individual in building networks for socialization and participation of the spaces of the University-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationCiências Sociais-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais-
Palavras-chave: dc.subjectProgramas de ação afirmativa-
Palavras-chave: dc.subjectSociabilidade-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes negros-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino superior-
Palavras-chave: dc.subjectEducação inclusiva-
Palavras-chave: dc.subjectAffirmative action programs-
Palavras-chave: dc.subjectInclusive education-
Título: dc.titleAs ações afirmativas na UEL : um estudo sobre a sociabilidade dos estudantes negros na universidade-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

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