
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Silva, Maria Nilza da [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Rezende, Maria José de | - |
| Autor(es): dc.contributor | Bernardo, Terezinha | - |
| Autor(es): dc.creator | Andrade, Pedro Henrique de | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:20Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:20Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2010 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11920 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974469 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: Este trabalho analisa os laços de sociabilidade estabelecidos pelos estudantes negros, na maioria, cotistas, na Universidade Estadual de Londrina, a partir de 26 Sob a ótica da vivência dos estudantes e das suas experiências, estudam-se os principais enfrentamentos e as formas de sociabilidade vividas por eles no meio universitário Utiliza-se a metodologia qualitativa, cuja análise teórica está baseada na teoria histórico-social, aliada à realização de entrevistas em profundidade com os estudantes Os resultados da pesquisa mostram a efervescência política deste momento histórico de implementação de ações afirmativas, quando ocorrem não só situações constrangedoras enfrentadas pelos alunos negros ao serem associados às cotas de forma pejorativa, mas também isolamento na sociabilidade dos estudantes negros com as suas turmas Contrapondo-se a esses constrangimentos aflora a autoafirmação e autovalorização dos estudantes enquanto cotistas e superação individual na construção de redes de socialização, participação e da utilização dos espaços da Universidade | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: This article examines the bonds of sociability established by black students in the majority, students beneficiares for racial quotas at the Londrina State University, from 26 From the viewpoint of the experiences of students and their experiences, studying the main fighting and forms of sociability found for them in academia We use the qualitative methodology, whose theoretical analysis is based on socio-historical theory, coupled with depth interviews with the students The survey results show the political unrest of this historic moment of implementation of affirmative action, where there are embarrassing situations faced by black students to be associated with pejorative quotas, also aspects of isolation in the sociability of the students for their classmates Opposed to these elements is the self-affirmation and self-worth of students as scholarship students and actions on the individual in building networks for socialization and participation of the spaces of the University | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | Ciências Sociais | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Mestrado em Ciências Sociais | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Programas de ação afirmativa | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Sociabilidade | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Estudantes negros | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Educação inclusiva | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Affirmative action programs | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Inclusive education | - |
| Título: dc.title | As ações afirmativas na UEL : um estudo sobre a sociabilidade dos estudantes negros na universidade | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: