Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cristovão, Vera Lúcia Lopes [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Gimenez, Telma Nunes | - |
Autor(es): dc.contributor | Fontes, Maria do Carmo Martins | - |
Autor(es): dc.creator | Carvalho, Angélica Bovo de | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:08Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:08Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/10430 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974414 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tivemos como objetivo neste estudo analisar o processo de formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa O foco da análise está voltado para as representações de duas professoras de inglês do contexto público de ensino manifestadas antes e após suas participações na oficina "Internet no ensino de inglês" Com o suporte teórico-metodológico do interacionismo sócio-discursivo (BRONCKART, 1999), a análise foi efetuada em quatro etapas Primeiramente, interpretamos as representações iniciais, dados provenientes de um grupo focal realizado antes das atividades teóricas e práticas Procedemos a análise focalizando, nessa parte, o contexto de produção e conteúdo temático Em seguida, com base nessa mesma proposta, analisamos as representações finais coletadas por meio de uma sessão reflexiva após a realização das atividades Num terceiro momento, com o objetivo de compreender as mudanças ocorridas após a realização das atividades, estabelecemos uma análise comparativa entre o quadro das representações iniciais e as representações finais E, por último, com o objetivo de compreender o processo de construção de significados via marcas lingüístico-discursivas, analisamos a infra-estrutura textual observando o plano textual global, os tipos de discurso e os tipos de seqüência característicos do processo de significação O resultado da análise mostrou que a despeito de todas a faltas mencionadas no grupo focal, com um pequeno incentivo para a superação da falta de formação tecnológica do professor, significados foram construídos Organizados por meio de fases da seqüência descritiva, explicativa e argumentativa foram mencionados os seguintes temas após a introdução da internet no ensino de inglês: mudança no padrão de interação dos alunos; mais interesse pela aprendizagem; melhora na auto-estima do professor; mudanças no papel do professor e do aluno, isto é, o professor deixou de ser o foco do ensino para ser o mediador, e o aluno por sua vez, deixou de ser tão passivo para agir com mais autonomia na sua aprendizagem Mudanças como essas apontam para a importância da formação tecnológica do professor de língua inglesa também como alternativa possível de se solucionar alguns problemas encontrados no ensino da língua como aqueles relacionados à baixa ou nenhuma motivação de nossos alunos pela aprendizagem do inglês | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Our objective in this study was to analyse the teacher education process for the use of the internet for the teaching of english The focus of the analysis was the representations of two public school english teachers manifested before and after their participation in the workshop "internet for the english teaching" Supported by the theoretical and methodological principles of the sociodiscursive interactionism (BRONCKART, 1999), the analysis was conducted in four stages At the first stage we interpreted the data collected in a focus group carried out before the theoretical and practical activities focusing both on the production context and the theme content We proceeded with the next part of the analysis based on the same proposal, interpreting the final representations collected after the activities Next, with the purpose of comprehending the changes manifested after the activities, we established a comparative analysis between the initial and final representations Finally, in order to understand the meaning construction process through its linguistic marks, we performed the analysis of the textual infra-strutucture, observing content organization, discourse types and sequence types that characterise the meaning process The findings show us that despite of all the lacks mentioned on the focus group, with a bit of incentive in order to overcome the lack of teacher technological education, some meanings were constructed Organized by descriptive, explicative and argumentative sequences, the manifested meanings were: changes in teachers' and students' roles; changes in student interaction; higher teacher self-steem, more interest and autonomy to the apprenticeship That is, the teacher turned way from the focus of teaching in order to be the mediator, while the student became more active in his/her learning process Theses changes point towards the importance of investing in the english teacher technological education in order to solve some problems, at least those related to the lack of motivation of our students to the english language learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores de inglês | - |
Palavras-chave: dc.subject | Língua inglesa | - |
Palavras-chave: dc.subject | English language | - |
Palavras-chave: dc.subject | English teachers | - |
Título: dc.title | A formação docente para o uso da internet no ensino da língua inglesa : um processo de construção de significados | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: