Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cirino, Marcelo Maia [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Santin Filho, Ourides | - |
Autor(es): dc.contributor | Souza, Aguinaldo Robinson de | - |
Autor(es): dc.creator | Vezú, Caroline Oleinik | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/15661 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974411 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente estudo investigou como os estudantes de um Colégio público do Núcleo Regional de Educação de Londrina desenvolviam seu aprendizado utilizando a metodologia Sala de Aula Invertida através do conteúdo de Reações Orgânicas de Adição Partimos de estudos que indicavam que a metodologia transmissão/recepção não tem gerado resultados satisfatórios no processo de aprendizagem, por isso resolvemos utilizar uma metodologia na qual o estudante se envolve diretamente com a tecnologia e é co-responsável por sua aprendizagem através de um processo coletivo Os resultados permitiram o acompanhamento antes, durante e após a aplicação desse modelo de aula Com isso, foi possível analisar como os estudantes relembravam conceitos importantes e evoluiam através da elaboração de significados A interpretação final indica que quando se tem acesso a mais de uma ferramenta que permita com que o estudante esteja em contato com a informação e consiga converte-la em conhecimento, ele tem motivação para chegar ao objetivo final, que é a aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Química) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Química | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research investigated how students from a public school, located inside the Londrina’s Regional Core of Education, developed their learning process using the Flipped Classroom methodology through the content about Organic Reactions of addition We based our research in studies that talks about the transmission/reception methodology and its unsatisfactory results concerning the learning process With this in mind, we decided to use a methodology where the students were directly involved with the technology and thus, they were co-responsible for their own learning through a collective process The results allowed us the monitoring before, during and after the experience with this methodology applied in the classes, for instance, we could analyze how the students remembered important concepts and evolved with the elaboration of meanings The final interpretation from this research points that when we have more than one tool to allow the student keep in touch with the information and then change it in knowledge, this student is motivated to achieve the main objective, the learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Química | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise de interação em educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Métodos de ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino técnico | - |
Palavras-chave: dc.subject | Química | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Chemistry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interaction analysis in education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teaching methods | - |
Palavras-chave: dc.subject | Technical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mechanisms of organic reactions | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Sala de aula invertida : uma proposta de ensino para reações orgânicas de adição no nível técnico | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: