Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Monteiro, Silvana Drumond [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Lunardelli, Rosane Suely Álvares | - |
Autor(es): dc.contributor | Vechiato, Fernando Luiz | - |
Autor(es): dc.creator | Peres, Fernando Rodrigues | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:07Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:07Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16161 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974410 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Com o desenvolvimento das tecnologias computacionais que vem buscando estender e potencializar a capacidade do ser humano, diversos estudos e procedimentos técnicos de criação e desenvolvimento da inteligência, equiparada à inteligência humana, são aplicados em máquinas, de diferentes formatos, de modo que isso fará surgir seres com a capacidade de aprendizado, se tornando relativamente independentes de acordo com as atribuições que lhe forem designadas Atualmente, diversas ciências estudam o tema, como as Ciências Computacionais, as Humanas e as Biológicas, gerando, porém, entendimentos diferentes sobre o mesmo assunto Além disso, a dificuldade da aquisição de conhecimento, através de trocas interdisciplinares entre essas ciências, faz com que se perca uma eventual maximização de seus resultados Este trabalho produziu uma análise sobre o estudo da Inteligência Artificial no âmbito da Ciência da Informação, compreendendo como ela pode colaborar com o desenvolvimento interdisciplinar das pesquisas sobre o tema Para tanto, foi realizada uma pesquisa em artigos que continham o termo Inteligência Artificial no portal do ENANCIB no periódico Ciência da Informação do Instituto Brasileiro de Informação, Ciência e Tecnologia, com o propósito de analisar a influência da Ciência da Informação no desenvolvimento do tema Pretende-se assim, contribuir para o entendimento de como a Ciência da Informação realiza aquisição e trocas de conhecimentos de forma interdisciplinar no estudo da Inteligência Artificial | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: With the development of computational technologies that seek to extend and enhance human capacity, several studies and technical procedures for the creation and development of intelligence, assimilated to human intelligence, are applied in machines of different formats, and because of it, will become the time that beings with the ability to learn, will become relatively independent according to the assignments programmed to it Currently, several studies of this subject, such in areas as Computational, Human and Biological Sciences, generate different understandings on the same subject Moreover, the difficulty of acquiring knowledge, through interdisciplinary exchanges between these sciences, makes it lose an eventual maximization of its results This work has produced an analysis on the study of Artificial Intelligence in the scope of Information Science, understanding how it can collaborate with the interdisciplinary development of research on the subject A research was carried out in articles that contained the term Artificial Intelligence in the ENANCIB website as in the journal Information Science of the Brazilian Institute of Information, Science and Technology, with the purpose of analyzing the influence of Information Science in the development of the studies of the theme The purpose is to contribute to the understanding of how Information Science performs acquisition and exchange of knowledge in an interdisciplinary way in the study of Artificial Intelligence | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Inteligência artificial | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Artificial intelligence | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Título: dc.title | O estudo da inteligência artificial no âmbito da ciência da informação | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: