Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Santos, Luís Miguel Luzio dos [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Mansano, Sonia Regina Vargas | - |
Autor(es): dc.contributor | Prestes, Clélia Rosane dos Santos | - |
Autor(es): dc.creator | Neves, Isabeli Ramos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:02Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:02Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9368 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974387 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O processo de colonização portuguesa no Brasil tem como base a escravização de pessoas não-brancas Essa deixou marcas profundas que reverberam ainda hoje em nosso território As consequências da inferiorização do negro pelo grupo social branco, sempre foi aliada ao tipo de trabalho exercido, sobre quem possuía os recursos para produção em detrimento dos que tinham por obrigação produzir Essa dinâmica se estendeu por três séculos, quando foi “outorgada” a suposta abolição Contudo, a libertação da senzala não proporcionou a quebra dos grilhões de desvalorização e limitação do acesso ao trabalho Arrasta-se desde então a marginalização da população negra, em todos os setores da sociedade, em especial de mulheres negras, no mundo do trabalho formal O presente estudo visa evidenciar como o contexto social e histórico influenciam na inserção e manutenção no mundo do trabalho Para tanto, o objetivo central da pesquisa foi compreender a história vivenciada pelas mulheres negra, que hoje integram a cooperativa Cooper Região de Londrina/PR Para atender esse objetivo, foi realizada uma pesquisa qualitativa utilizando o método História de Oral, através da entrevista de história de vida oral e para a análise dos dados foi utilizada a análise do conteúdo Ao fim da pesquisa, foi possível verificar que as mulheres negras da cooperativa têm em sua história profissional as marcas geracionais do preconceito e negligência sofrida pelos negros escravizados no Brasil | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Administração) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Estudos Sociais Aplicados, Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The Portuguese colonization process in Brazil is based on the enslavement of non-white people This left deep marks that still reverberate in our territory today The consequences of the inferiorization of blacks by the white social group, has always been combined with the type of work performed, on who had the resources for production to the detriment of those who had an obligation to produce This dynamic extended for three centuries, when the supposed abolition was "granted" However, the release of the slave quarters did not break the chains of devaluation and limited access to work Since then, the marginalization of the black population has dragged on, in all sectors of society, especially black women, in the world of formal work The present study aims to show how the social and historical context influence the insertion and maintenance in the world of work Therefore, the main objective of the research is to understand the history experienced by black women, who today are part of the cooperative Cooper Region of Londrina / PR To meet this objective, a qualitative research was carried out using the Life History method, through the oral life history interview and for data analysis, content analysis was used At the end of the research, it was possible to verify that the black women of the cooperative have in their professional history the generational marks of prejudice and neglect suffered by black slaves in Brazil | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Administração | - |
Relação: dc.relation | Centro de Estudos Sociais Aplicados | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Administração | - |
Palavras-chave: dc.subject | Trabalho | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Emprego | - |
Palavras-chave: dc.subject | Management | - |
Palavras-chave: dc.subject | Labor | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women, Black | - |
Palavras-chave: dc.subject | Employment | - |
Palavras-chave: dc.subject | Marginality, Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | Women, Black | - |
Título: dc.title | Mulher negra no mercado de trabalho : efeito das discriminações de raça, gênero e classe | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: