Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Henning, Leoni Maria Padilha | - |
Autor(es): dc.contributor | Muraro, Darcísio Natal | - |
Autor(es): dc.contributor | Velasco, Patrícia Del Nero | - |
Autor(es): dc.contributor | Co | - |
Autor(es): dc.creator | Ferreira, Anderson Luiz | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:46:01Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:46:01Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-02 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2023-03-21 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17387 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974385 | - |
Descrição: dc.description | Essa dissertação consiste num esforço em compreender o conceito empregado para as competências à BNCC bem como, em entender o desdobramento das Dez Competências Gerais na estruturação dos segmentos do Ensino Fundamental e Ensino Médio. Para tanto, nos lançamos em uma busca de parâmetros históricos que tratam da projeção de uma base comum para educação básica brasileira bem como observamos uma tendência à consolidação do conceito de competência advindo de uma lógica mercadológica. Seguindo essa lógica nos concentramos em identificar o papel aferido à Filosofia enquanto componente curricular no escopo do documento basilar. Por assim ser, na dissertação assume-se como propósito defender a Filosofia enquanto componente curricular assistido pelo pensamento de Matthew Lipman, filósofo que defende a disciplina (Filosofia) enquanto saber essencial, possível e necessário para a formação das crianças de todas as etapas de ensino. Desse modo, nos aportamos na metodologia prescrita no Programa de Filosofia para Crianças e encontramos a perspectiva da Filosofia enquanto deslumbramento e movimento constante de discussão e questionamento, que não se conforma com respostas aligeiradas (parciais). Além disso, nos desafiamos em verificar as possibilidades de dialogicidade entre elementos da Filosofia de Lipman com as Dez Competências Gerais da BNCC | - |
Descrição: dc.description | This dissertation consists of an effort to understand the concept used for the competences at the BNCC, as well as to understand the unfolding of the Ten General Competences in the structuring of the Elementary and High School segments. To do so, we launched a search for historical parameters that deal with the projection of a common base for Brazilian basic education, as well as observing a tendency towards the consolidation of the concept of competence arising from a marketing logic. Following this logic, we focused on identifying the role assigned to Philosophy as a curricular component within the scope of the basic document. Therefore, the dissertation assumes the purpose of defending Philosophy as a curricular component assisted by the thought of Matthew Lipman, a philosopher who defends the discipline (Philosophy) as essential, possible and necessary knowledge for the formation of children at all stages of education . In this way, we use the methodology prescribed in the Philosophy for Children Program and find the perspective of Philosophy as a dazzle and constant movement of discussion and questioning, which does not conform to lightened (partial) answers. In addition, we challenge ourselves to verify the possibilities of dialogicity between elements of Lipman's Philosophy with the Ten General Competences of the BNCC | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CECA - Departamento de Educação | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino de Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC - Base Nacional Comum Curricular | - |
Palavras-chave: dc.subject | Competências Gerais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lipman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino fundamental | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino médio | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação - Filosofia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reforma do ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências Humanas - Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Philosophy Teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education | - |
Palavras-chave: dc.subject | BNCC - Common National Curriculum Base | - |
Palavras-chave: dc.subject | General Skills | - |
Palavras-chave: dc.subject | Lipman | - |
Palavras-chave: dc.subject | Elementary school | - |
Palavras-chave: dc.subject | Education - Philosophy | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational change | - |
Título: dc.title | Competências gerais da BNCC e a filosofia a partir do pensamento de Matthew Lipman | - |
Título: dc.title | General skills of the BNCC and philosophy from the thought of Matthew Lipman | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: