Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Teramon, Neuza [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Martins, Claudete Matilde Webler | - |
Autor(es): dc.contributor | Alves, Michele de Oliveira | - |
Autor(es): dc.creator | Santos, Joselita Martins dos | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:49Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:49Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9948 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974326 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma proposta didática para o estudo dos problemas isoperimétricos, visando aprimorar o processo de ensino e aprendizagem de Geometria na Educação Básica A motivação para sua elaboração surgiu da necessidade de desenvolver atividades de isoperimetria em tal nível de ensino Inicialmente, apresenta-se o problema isoperimétrico clássico, conhecido pela Lenda de Dido e a busca de sua solução por diversos matemáticos através dos tempos Na sequência, são propostas algumas atividades sobre isoperimetria que têm como ponto de partida a análise das figuras pelas observações e construções que permitem fazer conjecturas e identificar propriedades, levando o aluno a construir argumentos plausíveis, uma vez que a prática da argumentação é fundamental para a compreensão das demonstrações As atividades propostas incluem o uso de materiais concretos, como palitos de fósforo, geoplano (material e virtual) e o software de geometria dinâmica GeoGebra Em relação às demonstrações, sempre que possível são apresentadas mais de uma maneira de provar a solução, ficando a cargo do professor definir a mais adequada para o nível de aprendizagem de seus alunos | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This paper aims to present a didactic proposal for the study of isoperimetric problems, aiming to improve the teaching and learning of Geometry in Basic Education The motivation for its development arose from the need to develop isoperimetry activities in this level of education Initially, we present the isoperimetric classic problem, known by the Legend of Dido and the search for its solution by several mathematicians through the ages Following are some proposed activities on isoperimetry that have as their starting point the analysis of the figures by the observations and constructs that allow to make conjectures and identify properties, leading the student to construct plausible arguments, since the practice of argumentation is essential for understanding of demonstration The proposed activities include the use of concrete materials such as matchsticks, Geoplano (material and virtual) and the dynamic geometry software GeoGebra Regarding the demonstrations whenever possible are presented in more than one way to prove the solution, leaving it to the teacher to define the most appropriate for the level of learning in their students | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino auxiliado por computador | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometria | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desigualdades isoperimétricas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Computer-assisted instruction | - |
Palavras-chave: dc.subject | Geometry - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Isoperimetric inequalities | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interdisciplinary approach to knowledge | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathema | - |
Título: dc.title | Isoperimetria na educação básica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: