Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Reis, Simone [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cristóvão, Vera Lúcia Lopes | - |
Autor(es): dc.contributor | Ferreira, Aparecida de Jesus | - |
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Menegassi, Renilson José | - |
Autor(es): dc.creator | Coradim, Josimayre Novelli | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:46Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:46Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11842 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974311 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente pesquisa investiga interpretações de duas professoras de língua inglesa de escola pública quanto às Orientações Curriculares para o ensino Médio (OCEM) Com base em referencial teórico sobre prática curricular, concepções de linguagem e de leitura, leitura crítica e letramento crítico, adota cognições como unidade de análise presentes em duas entrevistas semi-estruturadas e em atividades didáticas por elas produzidas A análise serviu-se da Grounded Theory como método e da triangulação por Instrumentos humanos para garantir a inter-subjetividade das interpretações da pesquisa Os resultados estruturam-se nas dimensões (1) análise, (2) avaliação, (3) conceitos e (4) possibilidades de aplicação Eles evidenciam grande distância entre as OCEM e as interpretações das professoras Como contribuições, a pesquisa oferece exemplificações metodológicas para o uso da Grounded theory como método, revela acatamento das OCEM enquanto currículo formal-ideológico, sem, contudo, compreendê-las conceitualmente Finalmente, a Dissertação encaminha reflexões no contexto de educação continuada de professores de língua inglesa e questionamentos para futuras pesquisas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research investigates interpretations of two English language teachers of public schools in regard to Orientações Curriculares para o Ensino Médio (OCEM) [Curricular guidelines for secondary school] Drawing on theories of curriculum practice, conceptions of language and of reading, critical reading and critical literacy, the dissertation adopts cognitions as the unit of analysis of two semi-structured interviews and didactic activities produced by the teachers The analyses made use of Grounded Theory as method and of triangulation by human Instruments to guarantee the inter-subjectivity of the research interpretations The results are structured in the dimensions of (1) analyses, (2) evaluation; (3) concepts, and (4) application feasibility They reveal a long distance between the OCEM and the teachers' interpretations As contributions, the research offers methodological exemplifications of the use of Grounded theory as method, reveals the teachers' acceptance of OCEM as a formal-ideological curriculum without, nevertheless, its conceptual understanding Finally, the dissertation offers both reflections in the context of continued education of English teachers and questions for future research | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Línguas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Leitura | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escrita | - |
Palavras-chave: dc.subject | Alfabetização | - |
Palavras-chave: dc.subject | Language - Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Reading | - |
Palavras-chave: dc.subject | Writing | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy | - |
Título: dc.title | Leitura crítica e letramento crítico : idealizações, desejos ou (im)possibilidades | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: