
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Ferraz, Francisco César Alves [Orientador] | - |
| Autor(es): dc.contributor | Portella, José Roberto Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Arruda, Gilmar | - |
| Autor(es): dc.creator | Ribeiro, Fabiano | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:46Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:46Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/8705 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974310 | - |
| Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho teve como objetivo principal analisar o processo de inserção do historiador e escritor Caio Prado Junior e suas contribuições para com a história e a historiografia brasileira a partir dos conceitos e propostas explicativas da obra "Formação do Brasil Contemporâneo" Para atingir esse objetivo, buscamos identificar as transformações ocorridas no cenário social, político e econômico e os reflexos desses acontecimentos na contemporaneidade Também apontamos o estudo e análise feita pelo intelectual ao debate sobre o “Sentido da Colonização”, ampliando o campo das discussões sobre o processo de colonização na perspectiva “pioneira e predatória” Analisamos alguns acontecimentos e contribuições de Caio Prado Junior para com política brasileira, tendo como referência os debates em torno do Partido Comunista do Brasil (PCB), as mudanças no cenário político e o desejo de transformação em âmbito social Outro ponto que ressaltamos faz referência à questões de imposição cultural, a marginalização dos grupos emergentes da exclusão colonizadora e das condições escravistas que atingiram as regiões brasileiras, principalmente Norte e Nordeste As visões de ordem, organização espacial, política e economia também foram instrumentos de nossos estudos na construção desse trabalho, bem como as críticas atribuídas ao autor e às análises de Caio Prado sobre a política e a ideologia marxista | - |
| Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
| Descrição: dc.description | Abstract: The present work had as the main objective to analyze the insertion process of the Historian and writer Caio Prado Junior and his contributions to the Brazilian History and Historiography from the concepts and explanatory proposals of the work "Formation of Contemporary Brazil" To reach this objective, we intended to identify the transformations that occurred in the social, political and economic scenario and the reflections of these events in the contemporary world We also aimed the study and analysis done by the intellectual to the debate concerning on "Sense of Colonization", expanding the field of discussions and making notes of the process of colonization in the "pioneering and predatory" perspective We also showed the changes that took place in the intellectual environment of the 19th and 2th centuries, when the work Formation of Contemporary Brazil was written, an instrument of our studies, as well as other productions created by the Historian and other collaborators of his time We indicated some events and contributions of Caio Prado Junior to Brazilian politics, regarding as a reference the debates about the Brazilian Communist Party (PCB), the changes in the political scenario and the desire of transformation in social sphere Another point which we emphasized was related to the cultural imposition aspects, the marginalization of emerging groups of colonizing exclusion, and the slave conditions that affected the Brazilian regions, mainly in the North and Northeast The geographical, political and economical visions were also instruments of our studies in the construction of this work, as well as the criticisms attributed to the author and the analyzes of Caio Prado on Marxist politics and ideology | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | Mestrado | - |
| Relação: dc.relation | História Social | - |
| Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiografia marxista | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Historiography | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Brazil - Social policy | - |
| Título: dc.title | Estudo sobre a história social, econômica e política na obra "Formação do Brasil contemporâneo", de Caio Prado Júnior | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: