Narrativas de alunos do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014 - 2017) : uma pesquisa em educação histórica

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorCainelli, Marlene Rosa [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorAbud, Kátia Maria de-
Autor(es): dc.contributorRamos, Márcia Elisa Teté-
Autor(es): dc.creatorSilveira, Prisciéle Maicá-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:45:43Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:45:43Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9787-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974298-
Descrição: dc.descriptionResumo: Buscamos analisar neste trabalho de pesquisa quais as ideias sobre História e sobre a profissão em História que apresentam os graduandos do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Londrina – PR, entre os anos de 214 e 218 O que pensam os futuros professores acerca da História, abordando questões como o curso de História, a docência e a pesquisa Nossa investigação está inserida dentro do campo de pesquisas da Educação Histórica (BARCA, 21); (LEE, 23); (GAGO, 27); (CAINELLI; SCHMIDT, 211) A coleta de dados foi realizada em dois momentos, com um questionário aplicado em 217 aos alunos do último ano do curso e com a análise das narrativas que os alunos apresentaram em nossa pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso realizada quando estavam no primeiro ano da graduação Nosso objetivo foi verificar se houve mudança nas concepções apresentadas no começo da formação, em 214, e na finalização do curso de história em 217, portanto, aplicamos o questionário com questões próximas àquelas feitas aos estudantes no início do curso A metodologia de análise para o estudo foi a Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 29), seguindo os pressupostos da Educação Histórica-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social-
Descrição: dc.descriptionAbstract: We seek to analyze in this research work the ideas about History and about the profession in History that present the undergraduate students of the course of Degree in History of the State University of Londrina - PR, between the years 214 and 218 What do future teachers think about of history, addressing issues such as history, teaching and research Our research is part of the research field of Historical Education (BARCA, 21); (LEE, 23); (GAGO, 27); (CAINELLI, SCHMIDT, 211) The data collection was carried out in two moments, with a questionnaire applied in 217 to the students of the last year of the course and with the analysis of the narratives that the students presented in our research of Work of Conclusion of Course realized when they were in the first year of the graduation Our objective was to verify if there was a change in the conceptions presented at the beginning of the training, in 214, and at the end of the history course in 217, therefore, we applied the questionnaire with questions close to those made to the students at the beginning of the course The methodology of analysis for the study was Theory Grounded (CHARMAZ, 29), following the assumptions of Historical Education-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationHistória Social-
Relação: dc.relationCentro de Letras e Ciências Humanas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em História Social-
Palavras-chave: dc.subjectHistória-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectEducação histórica-
Palavras-chave: dc.subjectHistory-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleNarrativas de alunos do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014 - 2017) : uma pesquisa em educação histórica-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.