Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Cainelli, Marlene Rosa [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Abud, Kátia Maria de | - |
Autor(es): dc.contributor | Ramos, Márcia Elisa Teté | - |
Autor(es): dc.creator | Silveira, Prisciéle Maicá | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:43Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:43Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9787 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974298 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Buscamos analisar neste trabalho de pesquisa quais as ideias sobre História e sobre a profissão em História que apresentam os graduandos do curso de Licenciatura em História da Universidade Estadual de Londrina – PR, entre os anos de 214 e 218 O que pensam os futuros professores acerca da História, abordando questões como o curso de História, a docência e a pesquisa Nossa investigação está inserida dentro do campo de pesquisas da Educação Histórica (BARCA, 21); (LEE, 23); (GAGO, 27); (CAINELLI; SCHMIDT, 211) A coleta de dados foi realizada em dois momentos, com um questionário aplicado em 217 aos alunos do último ano do curso e com a análise das narrativas que os alunos apresentaram em nossa pesquisa de Trabalho de Conclusão de Curso realizada quando estavam no primeiro ano da graduação Nosso objetivo foi verificar se houve mudança nas concepções apresentadas no começo da formação, em 214, e na finalização do curso de história em 217, portanto, aplicamos o questionário com questões próximas àquelas feitas aos estudantes no início do curso A metodologia de análise para o estudo foi a Teoria Fundamentada (CHARMAZ, 29), seguindo os pressupostos da Educação Histórica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em História Social) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Descrição: dc.description | Abstract: We seek to analyze in this research work the ideas about History and about the profession in History that present the undergraduate students of the course of Degree in History of the State University of Londrina - PR, between the years 214 and 218 What do future teachers think about of history, addressing issues such as history, teaching and research Our research is part of the research field of Historical Education (BARCA, 21); (LEE, 23); (GAGO, 27); (CAINELLI, SCHMIDT, 211) The data collection was carried out in two moments, with a questionnaire applied in 217 to the students of the last year of the course and with the analysis of the narratives that the students presented in our research of Work of Conclusion of Course realized when they were in the first year of the graduation Our objective was to verify if there was a change in the conceptions presented at the beginning of the training, in 214, and at the end of the history course in 217, therefore, we applied the questionnaire with questions close to those made to the students at the beginning of the course The methodology of analysis for the study was Theory Grounded (CHARMAZ, 29), following the assumptions of Historical Education | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | História Social | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em História Social | - |
Palavras-chave: dc.subject | História | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação histórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | History | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Título: dc.title | Narrativas de alunos do curso de licenciatura em história da Universidade Estadual de Londrina - UEL (2014 - 2017) : uma pesquisa em educação histórica | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: