O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBarros, Rodolfo Miranda de [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorProença Junior, Mario Lemes-
Autor(es): dc.contributorBrancher, Jacques Duílio-
Autor(es): dc.contributorGóis, Lourival A. de-
Autor(es): dc.creatorTanaka, Simone Sawasaki-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:45:39Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:45:39Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974272-
Descrição: dc.descriptionResumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: This dissertation presents the study of the implementation of a workflow for teaching and learning of modeling diagrams using UML For this study, use will be made of the features and benefits of concept maps to assist in understanding the development of the diagram, which can be used both in classroom teaching and in distance education The main contributions of this work have been the implementation of workflow to aid in the teaching-learning models of UML, and the definition of the concept map, which represents traceability for modeling diagrams-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationCiência da Computação-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computação-
Palavras-chave: dc.subjectEngenharia de software-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectDesenvolvimento-
Palavras-chave: dc.subjectUML (Linguagem de modelagem padrão)-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware engineering-
Palavras-chave: dc.subjectSoftware-
Palavras-chave: dc.subjectUML (Computer science)-
Palavras-chave: dc.subjectConcept maps-
Palavras-chave: dc.subjectDevelopment-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleO poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.