Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Barros, Rodolfo Miranda de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Proença Junior, Mario Lemes | - |
Autor(es): dc.contributor | Brancher, Jacques Duílio | - |
Autor(es): dc.contributor | Góis, Lourival A. de | - |
Autor(es): dc.creator | Tanaka, Simone Sawasaki | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:39Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:39Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9213 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974272 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta Dissertação apresenta o estudo da aplicação de um fluxo de trabalho (workflow) para o ensino e aprendizagem da modelagem de diagramas utilizando a Linguagem de Modelagem Unificada (UML) Para esta investigação, utilizar-se-ão as características e benefícios dos mapas conceituais para auxiliar no entendimento da elaboração do diagrama, que podem ser utilizados tanto no ensino presencial quanto no ensino a distância As principais contribuições desta pesquisa foram a implementação do workflow para ajudar no ensino-aprendizagem dos modelos da UML e a definição do mapa conceitual, que representa a rastreabilidade para modelagem dos diagramas | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Computação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This dissertation presents the study of the implementation of a workflow for teaching and learning of modeling diagrams using UML For this study, use will be made of the features and benefits of concept maps to assist in understanding the development of the diagram, which can be used both in classroom teaching and in distance education The main contributions of this work have been the implementation of workflow to aid in the teaching-learning models of UML, and the definition of the concept map, which represents traceability for modeling diagrams | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Computação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Engenharia de software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | Desenvolvimento | - |
Palavras-chave: dc.subject | UML (Linguagem de modelagem padrão) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software engineering | - |
Palavras-chave: dc.subject | Software | - |
Palavras-chave: dc.subject | UML (Computer science) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept maps | - |
Palavras-chave: dc.subject | Development | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | O poder da tecnologia de workflow e dos mapas conceituais no processo de ensino e aprendizagem da UML | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: