
Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
| Metadados | Descrição | Idioma |
|---|---|---|
| Autor(es): dc.contributor | Simon, Luiz Carlos Santos | - |
| Autor(es): dc.contributor | Vieira, Miguel Heitor Braga | - |
| Autor(es): dc.contributor | Felix, Idemburgo Pereira Frazão | - |
| Autor(es): dc.creator | Recaman, Felipe Ziliotto | - |
| Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:35Z | - |
| Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:35Z | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-10-30 | - |
| Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-25 | - |
| Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/18344 | - |
| Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974250 | - |
| Descrição: dc.description | Apesar de ter configurado um importante elemento da história da cultura popular brasileira, a Seresta, uma forma de canção popular sentimentalmente afetada, sofreu de um profundo apagamento nas Academias e nos ouvidos. Mesmo sendo, na Era de Ouro do rádio brasileiro, uma das formas mais populares de canção urbana, pouco após seu apogeu, foi deixada de lado pelas massas e pelos pesquisadores da canção. Por isso, esta dissertação busca retomar esse fenômeno, contextualizá-lo historicamente no panorama da cultura popular brasileira, explicitar o modo como se realiza musicalmente (a partir dos discos mais representativos do gênero), analisar seu conteúdo e seus procedimentos literários, bem como analisar como algumas propostas de retomada da Seresta ocorrem no século XXI. Para isso, foram consultados autores ligados à historiografia da cultura popular (como Tinhorão e Didier), principalmente da Música, foram feitas análises e transcrições musicais de algumas faixas dos discos selecionados, e, por fim, descrições e análises das letras dessas canções, ligando-as a vertentes literárias temática e temporalmente próximas. Assim, foi possível identificar que a música das Serestas está profundamente ligada ao gênero instrumental Choro e que seu texto verbal apresenta influências do Romantismo, do Parnasianismo e do Penumbrismo literários. | - |
| Descrição: dc.description | Despite having shaped a significant element of Brazilian popular culture history, the Seresta—a form of sentimentally affected popular song—has suffered from profound neglect in academic circles and in public ears. Although it was one of the most popular forms of urban music during the Golden Age of Brazilian radio, shortly after its peak, it was overlooked by both the masses and song researchers. Therefore, this dissertation aims to revisit this phenomenon, contextualize it historically within the panorama of Brazilian popular culture, explain how it is musically realized (based on the most representative records of the genre), analyze its content and literary procedures, and examine how some attempts to revive the Seresta have occurred in the 21st century. To achieve this, authors connected to the historiography of popular culture (as Tinhorão and Didier), especially music, were consulted; musical analyses and transcriptions of selected tracks were conducted; and descriptions and analyses of the lyrics of these songs were performed, linking them to literary trends that are thematically and temporally close. Thus, it was possible to identify that Seresta music is deeply connected to the instrumental genre Choro and that its verbal text shows influences of Romanticism, Parnasianism and Penumbrism. | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Formato: dc.format | application/pdf | - |
| Idioma: dc.language | pt_BR | - |
| Relação: dc.relation | CLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas | - |
| Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
| Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seresta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Canção | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Cultura popular | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literário | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Música e poesia - Brasil | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Lingüística, Letras e Artes - Letras | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Seresta | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Song | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Popular culture | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Literary | - |
| Palavras-chave: dc.subject | Music and poetry - Brazil | - |
| Título: dc.title | Plangentes ressonâncias : a literatura e a música das Serestas | - |
| Título: dc.title | Resonant echoes : the literature and music of Seresta | - |
| Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
| Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL | |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: