O programa de residência pedagógica do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: Contribuições para a Formação Inicial de Professores

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorJesus, Adriana Regina de-
Autor(es): dc.contributorMazzafera, Bernadete Lema-
Autor(es): dc.contributorZanardi, Teodoro Adriano Costa-
Autor(es): dc.contributorMoraes, Dirce Aparecida Foletto de-
Autor(es): dc.creatorMesquita, Daniella Caroline Rodrigues Ribeiro Ferreira-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:45:29Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:45:29Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-08-
Data de envio: dc.date.issued2024-04-30-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/17943-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974218-
Descrição: dc.descriptionO presente trabalho apresenta os resultados de uma pesquisa que teve como objetivo geral compreender a importância do Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina para a formação inicial do pedagogo e sobre como foram realizadas as estratégias de articulação entre teoria e prática. O problema de pesquisa que norteia esta investigação foi: o Programa de Residência Pedagógica do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina, ele pode contribuir com a formação inicial do pedagogo? Há possibilidade de perceber a relação entre teoria e prática no contexto formativo dos estudantes do curso de Pedagogia? A metodologia de pesquisa está pautada nos fundamentos epistemológicos da Teoria Histórico-Cultural. A abordagem metodológica foi norteada pela pesquisa qualitativa, com estudo bibliográfico, análise documental e pesquisa de campo. O conjunto de procedimentos de apoio foram organizados em questionários aplicados com os residentes, diário de campo e entrevistas semiestruturas com licenciandos do curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Londrina. Esta pesquisa está vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual de Londrina, área de concentração - Educação Escolar, Linha 2 - Docência: Saberes e Práticas, Núcleo 1: Formação de professores. O estudo está vinculado também ao Grupo de Pesquisa em Currículo, Formação e Trabalho docente da Universidade Estadual de Londrina – CNPq/UEL. Os resultados encontrados revelam que o PRP contribuiu de maneira significativa para a trajetória formativa dos licenciandos do curso de Pedagogia, ainda que em um contexto pandêmico e possibilitou, por meio dos cursos ofertados de formação de professores, uma articulação entre teoria e prática, tanto para o ponto de vista acadêmico, quanto pedagógico. Nota-se o quanto cada fase do programa foi essencial para possibilitar uma contribuição significativa para a formação de professores e, assim, auxiliar na dicotomia entre teoria e prática, construindo um elo de troca de experiências entre todos os envolvidos, embutidos de conhecimentos históricos e culturais, que contribuiu para a efetivação do programa e seu edital analisado.-
Descrição: dc.descriptionThis work presents the results of a research project that aimed to understand the contributions of the Pedagogical Residency Program (PRP) of the Pedagogy Course at the State University of Londrina to teacher training and the strategies for connecting university and school. The research problem guiding this investigation was "Has the Pedagogical Residency Program of the Pedagogy Course at the State University of Londrina contributed to the training of Pedagogy students? Was it possible to perceive a connection between university and school through its actions?" The methodological approach was based on qualitative research, of the case study type, with bibliographic study, documentary analysis, application of a digital questionnaire, semi-structured interviews with Pedagogy undergraduates at the State University of Londrina, and field research. The theoretical contribution was related to the epistemological foundations of Historical-Cultural Theory, rooted in Historical-Dialectical Materialism. This research is linked to the Postgraduate Program in Education at the State University of Londrina, area of concentration - School Education, Line 2 - Teaching: Knowledge and Practices, Nucleus 1: Teacher training. The study is also linked to the Research Group on Curriculum, Training and Teacher Work at the State University of Londrina - CNPq/UEL. The results show that the PRP has made a significant contribution to the students' training, albeit in a pandemic context, and has made it possible, through the training courses, to link theory and practice. We can see how essential each phase of the program has been in making a significant contribution to teacher training, thus helping to bring the university and the school closer together, building a link to exchange experiences between all those involved, embedded in historical and cultural knowledge.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCECA - Departamento de Educação-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Educação-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Básica-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de Professores-
Palavras-chave: dc.subjectResidência Pedagógica-
Palavras-chave: dc.subjectTeoria Histórico-Cultural-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogia-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Humanas - Educação-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher Training-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogical Residency-
Palavras-chave: dc.subjectHistorical-Cultural Theory-
Palavras-chave: dc.subjectPedagogy-
Palavras-chave: dc.subjectBasic Education-
Título: dc.titleO programa de residência pedagógica do curso de pedagogia da Universidade Estadual de Londrina: Contribuições para a Formação Inicial de Professores-
Título: dc.titleThe pedagogical residency program of the pedagogy course at the State University of Londrina: a rapprochement between university and school-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.