Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Oliveira, Esther Gomes de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Silva, Suzete | - |
Autor(es): dc.contributor | Camargo, Hertz Wendell de | - |
Autor(es): dc.creator | Passos, Daniela Oliveira | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:27Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:27Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14340 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974210 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Em sua história, o gênero literário conto traz inúmeras definições Alguns teóricos se preocuparam em identificar elementos que pudessem classificá-lo em determinado gênero, outros buscaram diferenciá-lo do romance e da novela No entanto, muitos estudos se concentraram em evidenciar determinadas características muito recorrentes nesse gênero, a brevidade, por exemplo O nosso objetivo com a presente pesquisa é demonstrar como certos aspectos do conto são explorados por meio da linguagem Entendemos, conforme Koch (29), a argumentação como o ato linguístico fundamental, por isso é improvável encontrarmos um discurso desprovido de intencionalidade, pois um texto é construído mediante os pontos de vista do enunciador visando ao seu destinatário Então, pretendemos apresentar, com respaldo na Semântica Argumentativa, como alguns recursos linguísticos foram utilizados para conduzir o leitor à determinada conclusão Verificaremos que o discurso literário reúne estratégias argumentativas com a intenção de persuadir e envolver o público leitor emocionalmente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: A short story is a literary genre, which has a background of contemplating a number of different definitions Some theorists are concerned about identifying elements that could its classification within another literary genre while others try to differentiate it from a novel or novelette Nevertheless a great number of studies aim at highlighting some recurrent given characteristics in this genre, such as its brevity Our main objective through this research is to demonstrate how certain aspects of the short story are explored through language We understand, in accordance with Koch (29), that argumentation is a fundamental linguistic action, and therefore it is unlikely that we find a discourse that destitute internationality, once a text is constituted through the enunciator’s point of view in relation to the addressee Thus, based on Argumentative Semantic theories, we intend to present how linguistics resources were used to lead the readers to a specific conclusion Our findings suggest that the literary discourse gathers argumentative strategies that intents to persuade and engage the reading audience emotionally | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Contos brasileiros | - |
Palavras-chave: dc.subject | História e crítica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Persuasão (Retórica) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Retórica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Persuasion (Rhetoric) | - |
Título: dc.title | Os pedaços de mim todos misturados : mecanismos argumentativos em "Além do ponto", de Caio Fernando Abreu | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: