Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Altimari, Leandro Ricardo | - |
Autor(es): dc.contributor | Okano, Alexandre Hideki | - |
Autor(es): dc.contributor | Gonçalves, Ezequiel Moreira | - |
Autor(es): dc.contributor | Casonatto, Juliano | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Matheus Amarante do | - |
Autor(es): dc.creator | Barreto-Silva, Vinícius | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:24Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:24Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-09-12 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2021-04-13 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/17546 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974189 | - |
Descrição: dc.description | O objetivo desta tese foi analisar os efeitos da estimulação audiovisual (EAV) nas respostas psicofisiológicas de indivíduos sobrepeso e obesos durante o exercício físico a partir da elaboração de dois artigos científicos, com características de complementaridade. Desse modo, o presente estudo foi composto inicialmente por uma revisão sistemática com metanálise, que apresenta de forma geral o estado da arte sobre à EAV e respostas psicofisiológicas durante o exercício físico em indivíduos com sobrepeso e obesos, seguido de um artigo original envolvendo a utilização de EAV durante a prática de exercício físico em indivíduos obesos. A revisão sistemática foi conduzida de acordo com as diretrizes do PRISMA e submetida para registro no banco de dados internacional de revisões sistemáticas PROSPERO. Para a avaliação dos artigos considerou-se dois aspectos principais: análise de viés e o estudo em si, onde os pontos de análise foram criados com base nas sugestões da COCHRANE. Inicialmente, a revisão sistemática foi composta pela seleção de 6 (seis) artigos originais, de forma que apenas 3 (três) foram inclusos na metanálise, calculada utilizando o pacote “meta” no software R, versão 3.5. Os achados apresentaram resultados positivos relacionados à utilização da EAV, em pelo menos uma das variáveis avaliadas, indicando que a EAV se mostrou eficaz em melhorar o desempenho e as respostas afetivas ao programa de treinamento em indivíduos sobrepesos e obesos. Em relação ao artigo original vinte e quatro participantes (28,3 ± 5,5 anos; IMC = 32,2 ± 2,4 Kg/m²) foram submetidos a exercício físico em um cicloergômetro reclinado, em intensidade autosselecionada em três condições experimentais (estimulação sensorial [ES], privação sensorial [PS] e controle [CO]). Parâmetros Perceptivos (foco de atenção e esforço percebido), afetivo (estado afetivo e ativação percebida) e fisiológicos (variabilidade da frequência cardíaca) foram monitorados ao longo das sessões de exercício. A análise de variância one-way para medidas repetidas foi utilizada para comparar as variáveis auto-relatadas e psicofisiológicas (principal e efeitos de interação [5 pontos de tempo × 3 condições]). Os resultados indicam que a ES aumentou o uso de pensamentos dissociativos ao longo da sessão de exercícios (np 2 = 0,19), melhorou os sintomas relacionados à fadiga (np 2 = 0,15) e provocou respostas afetivas mais positivas (np 2 = 0,12) do que CO e PS. Por fim, a partir desses achados, pode-se concluir que a EAV interfere positivamente nas respostas afetivas, perceptuais e de desempenho físico de indivíduos sobrepeso e obesos durante sessões de exercício físico | - |
Descrição: dc.description | The aim of this thesis was to analyze the effects of audiovisual stimulation (AVS) on the psychophysiological responses of overweight and obese individuals during physical exercise, from the elaboration of two scientific articles, with complementary characteristics. Thus, the present study was initially composed of a systematic review with meta-analysis, which generally presents the state of the art on AVS and psychophysiological responses during physical exercise in overweight and obese individuals, followed by an original article involving the use of AVS during physical exercise in obese individuals. The systematic review was conducted in accordance with the PRISMA guidelines and submitted for registration in the international database of systematic reviews PROSPERO. For the evaluation of the articles, two main aspects were considered: bias analysis and the study itself, where the points of analysis were created based on COCHRANE's suggestions. Initially, the systematic review comprised the selection of 6 (six) original articles, so that only 3 (three) were included in the meta-analysis, calculated using the “meta” package in software R, version 3.5. The findings showed positive results related to the use of AVS, in at least one of the variables evaluated, indicating that AVS was effective in improving performance and affective responses to the training program in overweight and obese individuals. In relation to the original article, twenty-four participants (28.3 ± 5.5 years; BMI = 32.2 ± 2.4 Kg / m²) underwent physical exercise on a recumbent cycle ergometer, at a self-selected intensity in three experimental conditions (sensory stimulation [ST], sensory deprivation [DP] and control [CO]). Perceptual parameters (focus of attention and perceived effort), affective parameters (affective state and perceived activation) and physiological parameters (heart rate variability) were monitored throughout the exercise sessions. One-way analysis of variance for repeated measures was used to compare self-reported and psychophysiological variables (main and interaction effects [5 time points × 3 conditions]). The results indicate that ST increased the use of dissociative thoughts throughout the exercise session (np 2 = 0.19), improved symptoms related to fatigue (np 2 = 0.15) and provoked more positive affective responses (np 2 = 0.12) than CO and DP. Finally, from these findings, it can be concluded that AVS positively interferes with affective, perceptual and physical performance responses of overweight and obese individuals during physical exercise sessions | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | CEFE - Departamento de Educação Física | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física UEM/UEL | - |
Relação: dc.relation | Universidade Estadual de Londrina - UEL | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicologia aplicada | - |
Palavras-chave: dc.subject | Atenção | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psicofisiologia | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estratégias sensoriais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obesidade | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sobrepeso | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estímulos sensoriais | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências da Saúde - Educação Física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Applied psychology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Attention | - |
Palavras-chave: dc.subject | Psychophysiology | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensory strategies | - |
Palavras-chave: dc.subject | Obesity | - |
Palavras-chave: dc.subject | Overweight | - |
Palavras-chave: dc.subject | Physical education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sensory stimulation | - |
Título: dc.title | Estimulação audiovisual: implicações sobre as respostas psicofisiológicas durante o exercício físico em indivíduos com sobrepeso e obesos | - |
Título: dc.title | Audiovisual stimulation : implications on psychophysiological responses during exercise in overweight and obese individuals | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: