Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Tomaél, Maria Inês [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Bortolin, Sueli | - |
Autor(es): dc.contributor | Fonseca, André Azevedo da | - |
Autor(es): dc.creator | Lourenço, Ramon Fernandes | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16171 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974187 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A presente Dissertação desenvolve a análise da mediação informacional no processo de ocupação das escolas estaduais de São Paulo ocorrido em novembro de 215 em resposta à proposta do governo do estado de reorganização escolar, que resultaria no fechamento de diversas escolas Utilizando o método Cartografia de Controvérsias e a Teoria Ator-rede foram traçados os passos deixados pelos actantes a partir de seus rastros digitais, a informação registrada em matérias publicadas em páginas da imprensa e em mídias sociais na internet, possibilitando a identificação dos actantes presentes na rede sociotécnica formada pela controvérsia da ocupação das escolas Por meio da cartografia desta rede, foi realizada a análise dos principais mediadores presentes no processo de ocupação, com vistas a descrever suas ações e seus impactos no fluxo de associações A descrição das diferentes mediações na controvérsia, tanto de elementos humanos quanto de não-humanos, foi realizada utilizando-se das concepções de Silva (21) sobre as novas mediações que surgem em relação aos avanços tecnológicos, as mediações pós-custodiais Sua leitura sobre o desenvolvimento destas multi-mediações amplia o entendimento das diferentes atuações na controvérsia A partir desta descrição foram encaminhadas as reflexões acerca das aproximações entre a mediação sociotécnica e a mediação informacional presente no processo de ocupação das escolas, contribuindo com futuras pesquisas que poderão utilizar os pressupostos da Teoria Ator-rede e da Cartografia de Controvérsias na área da Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ciência da Informação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This master thesis analyses the informative mediation performed in the occupation process at the public schools of the state of São Paulo, Brazil, in november, 215 At that time, the government had purposed a different organization in the structure of these schools, which would result in its closure and that was the main cause of the occupation Using the Cartography of Controversies along with the Theory Actor-network, this study followed the steps left by the actants from their digital traces, either on the press or on social media, making possible recognizing the actants present in the sociotechnical network formed by the controversy of the occupation in the schools Mapping this network, the main mediators present in the occupation process were analyzed, considering their actions and their impacts on the network The description of the different mediations in the controversy, both human and non-human elements, was made using Silva's (21) conceptions about new mediations that comes up in relation to technological advances, post-custody mediations Silva’s understanding on the development of these multimedia, enlarge the knowledge of the different actions in the controversy Based on this description a reflection on the approximations between the socio-technical mediation and the informational mediation present in the occupation process of the schools was carried out, contributing with future research that uses the assumptions of the Actor-network Theory and the Cartography of Controversies in the area of Science Of Information | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ciência da Informação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-graduação em Ciência da Informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mediação da informação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mídia digital | - |
Palavras-chave: dc.subject | Escolas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ocupações | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo (SP) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Information science | - |
Palavras-chave: dc.subject | Schools | - |
Palavras-chave: dc.subject | Occupations | - |
Palavras-chave: dc.subject | São Paulo (SP) | - |
Título: dc.title | Cartografia de controvérsias : uma análise da mediação informacional no processo de organização em rede das ocupações das escolas de São Paulo | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: