Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Costa, Carlos Eduardo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Cançado, Carlos Renato Xavier | - |
Autor(es): dc.contributor | Haydu, Verônica Bender | - |
Autor(es): dc.creator | Dantas, Ludmila Zatorre | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:23Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:23Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13753 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974185 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Estudos experimentais sobre controle instrucional e resistência do comportamento à mudança são escassos e apresentam dados divergentes Esses estudos manipularam as instruções somente entre grupos Portanto, o objetivo do presente estudo foi investigar os efeitos de instruções diferentes em um múltiplo FI FI sobre a resistência do comportamento à mudança com análise intraparticipante Para isso, cinco universitários foram instruídos a pressionar um botão para obter pontos, que posteriormente foram trocados por dinheiro Na Linha de Base (LB) o participante foi exposto a um programa múltiplo de reforço com três componentes FI EXT FI com duração de 3 min cada O componente de EXT foi sempre intercalado com um componente instruído (FI) No Teste, o programa foi alterado para um múltiplo EXT EXT com aumento do esforço físico (Experimento 1) e (2) um múltiplo FI FI com aumento do esforço físico (Experimento 2) O comportamento no componente que fornecia a instrução correspondente foi mais resistente à mudança para a maioria dos participantes, considerando-se ambos os experimentos Isso ocorreu independentemente da diferenciação das taxas de respostas entre os componentes na LB Em geral, esse resultado corrobora aqueles resultados de estudos sobre comportamento instruído, nos quais seguir instruções correspondentes tende a gerar maior persistência frente a mudanças no ambiente | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Análise do Comportamento) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Biológicas, Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Experimental studies on instructional control and resistance to change are scarce and often present divergent data These studies manipulated instructions only between groups Therefore, the goal of this study was to investigate the effects of different instructions on a multiple FI FI on behavioral resistance to change with intraparticipant analysis For this, five undergraduate students were instructed to press a button with the help of the mouse to obtain points, which later were exchanged for money In the baseline (BL), the participant was exposed to a multiple schedule of reinforcement with three components FI EXT FI, with duration of 3 min each The EXT component was always followed an instructed component (FI) In the Test, the schedule was changed to a multiple EXT EXT with increased of physical effort (Experiment 1) and (2) a multiple FI FI only with increased physical effort (Experiment 2) The behavior on the component providing the corresponding instruction was more resistant to change for most participants, considering in both experiments This occurred regardless of the differentiation of the response rates between the components in BL In general, this result corroborates those results of studies on instructed behavior, in which following corresponding instructions tends to generate greater persistence in the face of changes in the environment | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Análise do Comportamento | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Biológicas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Análise do Comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Análise do comportamento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Regras (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mudança (Psicologia) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Behavioral analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Change (Psychology) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Rules | - |
Título: dc.title | Efeitos de instruções na resistência do comportamento à mudança | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: