Educação científica para o entendimento da sexualidade: análise bibliográfica e documental de aspectos de ensino destinados aos estudantes surdos de escolas bilíngues do ensino fundamental

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorBatista, Irinéa de Lourdes-
Autor(es): dc.contributorRocha, Luiz Renato Martins da-
Autor(es): dc.contributorFelicetti, Suelen Aparecida-
Autor(es): dc.creatorSilva, Danley Greg Bezerra da-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:45:23Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:45:23Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2024-11-06-
Data de envio: dc.date.issued2022-08-19-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18414-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974183-
Descrição: dc.descriptionNo ensino de Ciências, a sexualidade é um tema que deve ser amplamente abordado, principalmente entre adolescentes que, com a puberdade, passam por mudanças físicas e emocionais geradoras de diversos questionamentos. No/a adolescente surdo/a, isto não é diferente, haja vista que a puberdade também aflora o seu desenvolvimento emocional e sexual. Conforme evidencia a literatura, é baixa a quantidade de pesquisas que buscam articular as temáticas da sexualidade e da surdez. É nesse sentido que buscamos contribuir, analisando e sistematizando elementos relativos ao ensino da sexualidade destinados aos estudantes surdos do Ensino Fundamental. Por meio desse movimento, torna-se possível, por exemplo, elaborar futuras abordagens voltadas ao processo de ensino e aprendizagem de estudantes surdos/as, bem como para a formação inicial e em serviço de docentes. Logo, o principal objetivo que guiou essa pesquisa foi identificar, problematizar e analisar aspectos de ensino interligados à sexualidade do estudante surdo presentes na literatura e contrastá-los com os documentos norteadores de escolas de Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue para surdos. As características da presente investigação coadunam-se às particularidades da pesquisa de natureza qualitativa do tipo descritiva e interpretativa. Como abordagem metodológica, adotou-se um levantamento bibliográfico e uma análise documental, em função de sua pertinência e adequação às intencionalidades estabelecidas na pesquisa. A obtenção e análise dos dados subsidiou-se no referencial teórico metodológico da análise de conteúdo. Dentre as inferências é possível destacar a carência de investigações que interligam as temáticas sexualidade e surdez, contribuindo para entraves epistemológicos. Ademais, constatamos que a sexualidade não é abordada de forma significativa nos documentos específicos da Educação Básica, na modalidade da Educação Bilíngue de Surdos/as, uma vez que foi baixo o número escolas que trataram dessa temática de forma aprofundada e levando em consideração as múltiplas dimensões da sexualidade. Desta forma, é preciso que os documentos escolares, sejam eles de escolas de surdos ou não, estejam em conexão com estudos científicos para que a sexualidade seja tratada de forma significativa nos espaços escolares.-
Descrição: dc.descriptionIn Science teaching, sexuality is a topic that must be widely addressed, especially among adolescents who, with puberty, undergo physical and emotional changes that generate several questions. In deaf adolescents, this is no different, given that puberty also touches on their emotional and sexual development. As evidenced in the literature, the amount of research that seeks to articulate the themes of sexuality and deafness is low. It is in this sense that we seek to contribute, analyzing and systematizing elements related to the teaching of sexuality for deaf elementary school students. Through this movement, it becomes possible, for example, to develop future approaches aimed at the teaching and learning process of deaf students, as well as the initial and in-service training of teachers. Therefore, the main objective that guided this research was to identify, problematize and analyze teaching aspects linked to the sexuality of the deaf student present in the literature and contrast them with the guiding documents of Basic Education schools, in the Bilingual Education modality for the deaf. The characteristics of the present investigation are in line with the particularities of a qualitative research of a descriptive and interpretative type. As a methodological approach, a bibliographic survey and a document analysis were adopted, due to their pertinence and adequacy to the intentions established in the research. Obtaining and analyzing data was based on the methodological theoretical framework of content analysis. Among the inferences, it is possible to highlight the lack of investigations that link the themes of sexuality and deafness, contributing to epistemological obstacles. In the rest, we found that sexuality is not significantly addressed in specific documents of basic education schools, in the bilingual education modality for the deaf, since the number of schools that dealt with this theme in depth was low and taking into account consideration the multiple dimensions of sexuality. In this way, it is necessary that school documents, whether they are from schools for the deaf or not, are in connection with scientific studies, so that sexuality is treated in a meaningful way in school spaces.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCCE - Departamento de Matemática-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectCiência-
Palavras-chave: dc.subjectEducação Sexual-
Palavras-chave: dc.subjectEscolas Bilíngues-
Palavras-chave: dc.subjectSurdez-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudantes surdos-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino fundamental-
Palavras-chave: dc.subjectFormação de professores-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectCiências Exatas e da Terra - Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectScience-
Palavras-chave: dc.subjectSex Education-
Palavras-chave: dc.subjectBilingual Schools-
Palavras-chave: dc.subjectDeafness-
Palavras-chave: dc.subjectMathematical education-
Palavras-chave: dc.subjectDeaf students-
Palavras-chave: dc.subjectElementary Education-
Palavras-chave: dc.subjectTeacher training-
Título: dc.titleEducação científica para o entendimento da sexualidade: análise bibliográfica e documental de aspectos de ensino destinados aos estudantes surdos de escolas bilíngues do ensino fundamental-
Título: dc.titleScientific education for the understanding of sexuality: bibliographic and documentary analysis of teaching aspects for deaf students in bilingual elementary schools-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.