Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Laburú, Carlos Eduardo [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pacca, Jesuína Lopes de Almeida | - |
Autor(es): dc.contributor | Ota, Maria Inês Nobre | - |
Autor(es): dc.creator | Gouveia, Amandio Augusto | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:12Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:12Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/11098 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974127 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O presente trabalho analisa e propõe incorporar a linguagem semiótica dos desenhos ao tradicional tratamento da simbologia convencional para estudar circuitos elétricos Tal idéia surgiu da leitura de recentes pesquisas sobre a dificuldade dos alunos em ler imagens e dar-lhes interpretação coerente e compatível com a significação para a qual foram propostas Procuramos investigar esta estratégia pedagógica, mediada por desenhos, com alunos do terceiro ano do Ensino Médio de uma escola pública, a fim de rastrear a operacionalização e a formação de conceitos e seu referente simbólico, identificando as reflexões insatisfatórias dos alunos, para poder corrigi-las Finalmente, os resultados da pesquisa apontam que esta abordagem contribui para o desenvolvimento da função simbólica e para uma aprendizagem significativa | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: The present work analyzes and proposes to incorporate the language semiotics of the drawings to symbology traditional treatment conventional to study electric circuits Such an idea evolved from recent research on students’ difficulties in reading images and in giving them a coherent interpretation compatible with their proposed meanings We investigate a pedagogical strategy mediated by drawing, using Senior level students from a public High School, to scan the operationalization and development of concepts and their symbolic referential, identifying the unsatisfactory reflections of the students, and giving them the chance to correct them Finally, results from this research point out that this approach has contributed to the development of the symbolic function and of a significant learning experience | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências (Ensino médio) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Circuitos elétricos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica e física | - |
Palavras-chave: dc.subject | Electric circuits | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotics and physics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Sciences (Medium teaching) - Study and teaching | - |
Título: dc.title | Dificuldades de aprendizagem conceitual em circuitos elétricos reveladas por meio de desenhos | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: