Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Godoy, Maria Carolina de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pascolati, Sonia Aparecida Vido | - |
Autor(es): dc.contributor | Silvestre, Nelci Alves Coelho | - |
Autor(es): dc.creator | Dias, Alex Martins | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:09Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:09Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/16261 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974114 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Esta pesquisa traz como tema a inserção da literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula Esta proposta visa contemplar a Lei nº 1639/23, com o objetivo de apresentar essas obras para alunos do ensino fundamental, como uma proposta de interação e inserção dessa literatura no universo escolar Busca-se também, divulgar por meio da pesquisa científica as obras de escritores da literatura afro-brasileira, tão pouco conhecida e divulgada no Brasil Assim, têm-se como objetivos: a) destacar a importância de inserir e estudar obras de literatura infantojuvenil de temática negra em sala de aula; b) apresentar propostas de atividades (material didático) a partir de contos que compõem o corpus desta pesquisa; c) propor sugestões de trabalho com a temática em sala tendo a literatura infantojuvenil como objeto de estudo e aprendizagem | - |
Descrição: dc.description | Trabalho de Conclusão Final (Mestrado Profissional em Letras) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Descrição: dc.description | Abstract: This research brings as a theme the insertion of Afro-Brazilian literature in the classroom This proposal also aims to contemplate the Law 1639 / 23, with the purpose of presenting these works to elementary school students, as a proposal of interaction and insertion of this literature in the school universe It also seeks to disseminate through scientific research the works of writers of Afro-Brazilian literature, so little known and disseminated in Brazil Thus, the objectives are: a) to emphasize the importance of inserting and studying works of children’s and juvenile literature with black themes in the classroom; B) to present proposals of activities (didactic material) from short stories that make up the corpus of this research; C) to propose suggestions for working with the theme in the classroom, with the child and youth literature as an object of studying and learning | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado Profissional | - |
Relação: dc.relation | Letras | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Letras | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Negros | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literatura infantojuvenil | - |
Palavras-chave: dc.subject | Cultura afro-brasileira | - |
Palavras-chave: dc.subject | Children's literature | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Título: dc.title | Cultura africana e afro-brasileira em sala de aula : propostas de atividades com a literatura infantil e juvenil | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: