Sonho e cura : a narrativa como patologia no cinema terapêutico de Jodorowsky

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorDemétrio, Silvio Ricardo [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorLopes, Dirce Vasconcellos-
Autor(es): dc.contributorSilva, Marta Dantas da-
Autor(es): dc.creatorRibeiro, Ana Carolina-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:45:04Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:45:04Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/14682-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974084-
Descrição: dc.descriptionResumo: No filme A dança da realidade, o cineasta chileno Alejandro Jodorowsky revisita a infância e por meio de uma atmosfera onírica reconstrói sua história sob a perspectiva de idealização de um cinema terapêutico Considerando as semelhanças estruturais entre o cinema e o sonho, condição observada por diversos teóricos, pretende-se constituir uma análise fílmica para investigar a forma como onírico é explorado na filmografia do cineasta A produção teórica de Gilles Deleuze sobre o cinema clássico e cinema moderno servem como respaldo para esta pesquisa Desta forma, o onírico será investigado em três esferas: na temática, por meio da proposta de um cinema terapêutico; no conteúdo das imagens por meio da característica de teatralidade; e nos efeitos da montagem, através da análise da construção dos processos mentais das personagens Constata-se que o cinema de Jodorowsky, ao persistir em uma narrativa linear, situa-se na zona de fronteira entre as imagens-movimento e as imagens-tempo-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Comunicação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educaçã, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Comunicação-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In the film Dance of reality, the Chilean filmmaker Alejandro Jodorowsky revisits childhood and through a dreamlike atmosphere rebuilds its history under the idealization perspective of a Therapeutic Cinema Given the structural similarities between cinema and dreams, a condition seen by many theorists, the intention of this work is to give a film analysis to investigate how dream is explored in the filmography of the filmmaker The theoretical work of Gilles Deleuze on the classic cinema and modern cinema will be used as support for this research In this way, the dream will be investigated in three spheres: the theme, through the proposal of a therapeutic cinema; the content of the images through the theatricality characteristic; and the effects of montage, through the analysis of the construction of the mental processes of the characters It is concluded that the Jodorowsky film, to persist in a linear narrative, is located at the boundary zone between the movement-images and time-images14$$-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationComunicação-
Relação: dc.relationCentro de Educação, Comunicação e Artes-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-graduação em Comunicação-
Palavras-chave: dc.subjectCinema --
Palavras-chave: dc.subjectAspectos psicológicos-
Palavras-chave: dc.subjectCinema chileno-
Palavras-chave: dc.subjectMovies-
Palavras-chave: dc.subjectPsychological aspects-
Título: dc.titleSonho e cura : a narrativa como patologia no cinema terapêutico de Jodorowsky-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.