Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Savioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Soares, Maria Tereza Carneiro | - |
Autor(es): dc.contributor | Almeida, Lourdes Maria Werle de | - |
Autor(es): dc.creator | Silva, Daniele Peres da | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:45:00Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:45:00Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2012 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/14108 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974066 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: Tomando a Early Algebra como área de pesquisa, a qual visa uma abordagem para o ensino e aprendizagem da álgebra inicial, esta investigação apresenta uma análise das produções escritas, atitudes, indagações, enfim, o comportamento de crianças durante a resolução de tarefas O objetivo foi identificar, analisar e discutir características do pensamento algébrico em oito tarefas aplicadas a estudantes do Ensino Fundamental I Mais especificamente, buscamos compreender como trinta e cinco estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental I de uma escola pública do município de Apucarana-PR lidam com tarefas da Early Algebra Para organização e interpretação dos dados, empregamos procedimentos à luz da Análise de Conteúdo, sendo esta uma modalidade de pesquisa qualitativa Por meio das respostas apresentadas e das indagações e afirmações dos estudantes durante a resolução das tarefas, o estudo mostrou que, embora as resoluções nem sempre estivessem corretas, estas evidenciam indícios de pensamento algébrico, uma vez que os participantes desse estudo perceberam e tentaram expressar as estruturas aritméticas das tarefas, assim como, descreveram seus processos de pensamento Portanto, esses estudantes do Ensino Fundamental I têm condições de lidar e de desenvolver aspectos relacionados ao pensamento algébrico, mesmo não apresentando uma linguagem simbólica algébrica | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Taking Early Algebra as an area of research, which seeks an approach to teaching and learning of algebra early, this research presents an analysis of written productions, attitudes, questions, finally, the behavior of children during the resolution of tasks The goal was to identify and analyze characteristics of algebraic thinking in tasks applied to students of Elementary School I More specifically, we understand as thirty-five students in the 5th year of elementary school to a public school in the city of Apucarana-PR deal with tasks of Early Algebra For organizing and interpreting data, employ procedures in light of Content Analysis, which is a form of qualitative research Through the responses presented and questions and statements of students while solving tasks, the study showed that although the resolutions were not always correct, they show signs of algebraic thinking, since the participants in this study perceived and tried to express the structures arithmetic tasks, as well as, described their thought processes Therefore, these students of Elementary School I have to deal with conditions and issues related to developing algebraic thinking, while not presenting a symbolic algebraic language | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Relação: dc.relation | Centro de Ciências Exatas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Matemática (Ensino fundamental) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Estudo e ensino | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educação matemática | - |
Palavras-chave: dc.subject | Álgebra | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de conceitos | - |
Palavras-chave: dc.subject | Study and teaching | - |
Palavras-chave: dc.subject | Mathematics education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Concept formation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Symbolic and mathematical logic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Algebra - Mathematics | - |
Título: dc.title | Caracterizações do pensamento algébrico em tarefas realizadas por estudantes do ensino fundamental I | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: