Como professores e alunos do ensino médio lidam com conteúdos algébricos em sua produção escrita

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSavioli, Angela Marta Pereira das Dores [Orientador]-
Autor(es): dc.contributorCyrino, Márcia Cristina de Costa Trindade-
Autor(es): dc.contributorPasquini, Regina Célia Guapo-
Autor(es): dc.creatorSantos, Gefferson Luiz dos-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:44:58Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:44:58Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2024-05-01-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Data de envio: dc.date.issued2025-05-15-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/12475-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974053-
Descrição: dc.descriptionResumo: Neste trabalho analisamos a produção escrita de professores e estudantes do Ensino Médio, verificando os modos de resolução que estes utilizaram para resolver as de questões de Álgebra das provas de conhecimentos gerais de alguns vestibulares de universidades estaduais paranaenses Numa abordagem predominantemente qualitativa, com cunho interpretativo, buscamos, por meio da análise da produção escrita, identificar os conteúdos algébricos presentes nas questões e também os modos e de resolução utilizados pelos participantes da pesquisa ao resolverem tais questões, inferindo sobre as possíveis características do pensamento algébrico, bem como a linguagem e simbologia algébricas Os conteúdos abordados nas questões são, em sua maioria, conteúdos trabalhados no Ensino Fundamental Os professores e alunos apresentaram modos de resolução baseados na Matemática Escolar trabalhada na Educação Básica e indícios do pensamento algébrico numa fase de transição permeada pela linguagem natural e alguns símbolos algébricos, considerando que muitas vezes o próprio enunciado das questões possa ter norteado algumas das produções apresentadas-
Descrição: dc.descriptionDissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Educação Matemática) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Ciências Exatas, Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Descrição: dc.descriptionAbstract: In this work we analyzed the written production of high school teachers and students, verifying the ways of resolution that these ones had used to solve questions of Algebra of common knowledge tests of some state universities of Parana In a predominantly qualitative boarding, with understanding approach, we search, by means of the analysis of the written production, and also identify to the algebraic contents present in the questions and the ways of resolution used by the participants of the research when solving such questions, inferring on the possible characteristics of the algebraic thought, as well as the algebraic language and symbology The boarded contents in the questions are, in its majority, contents worked in the Elementary School The professors and students had presented ways of resolution in the school mathematics worked in the Basic Education and indications of the algebraic thought in a phase of transitions by for the natural language and some algebraic symbols, considering that many times the proper one enunciated of the questions can have guided some of the presented productions-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationMestrado-
Relação: dc.relationEnsino de Ciências e Educação Matemática-
Relação: dc.relationCentro de Ciências Exatas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Educação Matemática-
Palavras-chave: dc.subjectEducação matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMatemática-
Palavras-chave: dc.subjectEstudo e ensino-
Palavras-chave: dc.subjectÁlgebra (Ensino médio)-
Palavras-chave: dc.subjectProdução escrita em matemática-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics education-
Palavras-chave: dc.subjectAlgebra-
Palavras-chave: dc.subjectMathematics-
Palavras-chave: dc.subjectWritten production-
Palavras-chave: dc.subjectStudy and teaching-
Título: dc.titleComo professores e alunos do ensino médio lidam com conteúdos algébricos em sua produção escrita-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.