Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Souza, Nádia Aparecida de [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Pereira, Reynaldo Campanatti | - |
Autor(es): dc.contributor | Marcondes, Martha Aparecida Santana | - |
Autor(es): dc.creator | Brogiato, Luiz Santo | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:57Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:57Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2008 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/9392 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974050 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: A formação de competências tem se configurado como um desafio progressivamente maior no Ensino Superior Todavia, escoltar e certificar a qualificação do profissional demanda levar a termo uma avaliação compromissada com o acompanhamento do processo para assegurar os resultados almejados Assim, o presente estudo objetivou mapear e analisar a concepção de avaliação predominante no curso de Ciências Econômicas da Universidade Estadual de Londrina – UEL, determinando sua relevância para a identificação e compreensão das competências desenvolvidas As características do estudo orientaram para a escolha da abordagem qualitativa, na tipologia estudo de caso Os procedimentos de coleta abarcaram: análise documental, questionário e entrevista O exame das informações amealhadas resultou no estabelecimento de unidades de significação Quanto à concepção de avaliação, os professores – em sua maioria – a têm enquanto um momento de verificação das informações retidas pelos educandos e, por isso, há maior concentração na promoção de instrumentos avaliativos, como provas Todavia, para avaliar competência há necessidade de promoção de tarefas complexas, que abarquem também o domínio de conhecimentos procedimentais e atitudinais Ainda, constatou-se confusão entre o processo e o instrumental de que se vale para amealhar informações: a avaliação da aprendizagem é confundida com provas, o que gera certo descomprometimento com a análise e subseqüente retomada das dificuldades de aprendizagem, aspecto nodal na avaliação formativa, pois a nota encerra qualquer preocupação com o devir | - |
Descrição: dc.description | Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Educação, Comunicação e Artes, Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Descrição: dc.description | Abstract: Competences formation has been configured into a progressingly bigger challenge on higher education However, professional qualification monitoring and certificating demand the realization of an evaluation process which is compromised with the monitoring process to assure aimed results In that way this study aimed at mapping and analyzing the predominant evaluation conception on Economical Sciences Degree of Universidade Estadual de Londrina – UEL, determinating its relevance for identification and comprehension of developed competences The study characteristics oriented for a qualitative approach choice, on case study typology Collection procedures were: documental analysis; questionnaire and interviews The analysis of reunited information resulted in signification units establishment As for evaluation conception, teachers - on their most – have it as a verification moment of information kept by students and, because of that, there’s a bigger concentration on evaluative instruments promotion, as tests – for conceptual, factual and information knowledge domain proof Though, there’s complex tasks promotions need to evaluate competences, which also keeps attitudinal and procedure knowledge domain It was also observed confusion between the process and the instrumental that are used to reunite information: learning evaluation is confused with tests, which generates lack of commitement with analysis and subsequent learning difficulties retake, nodal aspect on formative evaluation, because mark finishes with any becoming preoccupation | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Mestrado | - |
Relação: dc.relation | Educação | - |
Relação: dc.relation | Centro de Educação, Comunicação e Artes | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Educação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ensino superior | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação | - |
Palavras-chave: dc.subject | Avaliação educacional | - |
Palavras-chave: dc.subject | Ciências econômicas | - |
Palavras-chave: dc.subject | Formação de professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Educational evaluation | - |
Palavras-chave: dc.subject | Higher education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Evaluation | - |
Título: dc.title | Avaliação da aprendizagem : mapeando concepções de professores de um curso de ciências econômicas | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: