Reflexões (d)e reflexos: uma proposta de letramento literário através da obra Alice no espelho

Registro completo de metadados
MetadadosDescriçãoIdioma
Autor(es): dc.contributorSantos, Adilson dos-
Autor(es): dc.contributorSantana, Andréia da Cunha Malheiros-
Autor(es): dc.contributorFerreira, Cláudia Cristina-
Autor(es): dc.creatorCalsavara, Renata Dellanes Teles-
Data de aceite: dc.date.accessioned2025-05-15T12:44:55Z-
Data de disponibilização: dc.date.available2025-05-15T12:44:55Z-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-10-15-
Data de envio: dc.date.issued2024-03-22-
Fonte completa do material: dc.identifierhttps://repositorio.uel.br/handle/123456789/18044-
Fonte: dc.identifier.urihttp://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974044-
Descrição: dc.descriptionOs fenômenos de leitura no gênero de alta fantasia entre os adolescentes nos levam a considerar a relevância da motivação literária através de temas atuais. As atividades leitoras nos anos finais do ensino fundamental objetivam promover o letramento literário, formando leitores competentes e críticos, podendo ultrapassar as paredes da sala de aula, à medida que ofereçam aos estudantes condições necessárias para envolvê-los em tais contextos. Esta pesquisa visa a demonstrar as contribuições da literatura fantástica para desenvolver as habilidades de leitura dos estudantes, partindo de práticas interventivas literárias com a obra contemporânea Alice no espelho, de Laura Bergallo (2015). O trabalho em questão foi desenvolvido considerando a proposta de uma sequência didática apresentada por Rildo Cosson (2009) e, amparada em estratégias de leitura, conforme estudos teóricos de Isabel Solé (1998). Para tanto, após apresentação das concepções teóricas dos autores supracitados e, também, com base nos estudos teóricos de autores como: Todorov (1975), Furtado (1980) e Garcia (2007), que tematizam sobre o universo fantástico, é feita uma proposta de implementação, por meio da elaboração de um Caderno Pedagógico com atividades de leitura, a fim de contribuir com os materiais utilizados pelos professores em suas práticas escolares. Como resultado, foi possível concluir que a aplicação desta sequência básica contribuiu para o processo de formação do leitor, proporcionando uma leitura significativa, uma vez que o interesse, a participação, o pensamento crítico – reflexivo e as habilidades criativas - em diferentes modos de interpretar e produzir textos - resultaram no aumento da concentração durante os estudos, devido às possibilidades de integração socioafetivas e psicológicas, pela dualidade e confrontos decorrentes do elemento insólito presente na narrativa.-
Descrição: dc.descriptionThe reading phenomena in the high fantasy genre among teenagers leads us to consider the relevance of literary motivation through current themes. Reading activities in the final years of elementary school aim to promote literary literacy, forming competent and critical readers, and can go beyond the walls of the classroom, as long as they offer students the necessary conditions to involve them in such contexts. This research aims to demonstrate the contributions of fantastic literature to developing students' reading skills, based on literary intervention practices with the contemporary work Alice in the Mirror, by Laura Bergallo (2015). The work in question was developed considering the proposal for a didactic sequence presented by Rildo Cosson (2009) and supported by reading strategies, according to theoretical studies by Isabel Solé (1998). To this end, after presenting the theoretical conceptions of the aforementioned authors and also based on the theoretical studies of authors such as Todorov (1975), Furtado (1980) and Garcia (2007), who discuss the fantastic universe, a proposal for implementation is made, through the preparation of a Pedagogical Notebook with reading activities, in order to contribute to the materials used by teachers in their school practices. As a result, it is possible to conclude that the application of this basic sequence contributed to the process of reader training, providing meaningful reading, since interest, participation, critical - reflective thinking and creative skills - in different ways of interpreting and producing texts - resulted in increased concentration during studies, due to the possibilities of socio-affective and psychological integration, due to the duality and confrontations arising from the unusual element present in the narrative.-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Formato: dc.formatapplication/pdf-
Idioma: dc.languagept_BR-
Relação: dc.relationCLCH - Departamento de Letras Vernáculas e Clássicas-
Relação: dc.relationPrograma de Pós-Graduação em Letras-
Relação: dc.relationUniversidade Estadual de Londrina - UEL-
Palavras-chave: dc.subjectLeitura literária-
Palavras-chave: dc.subjectEnsino de Literatura-
Palavras-chave: dc.subjectFantástico e insólito-
Palavras-chave: dc.subjectLeia Paraná-
Palavras-chave: dc.subjectCaderno Pedagógico-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLingüística, Letras e Artes - Letras-
Palavras-chave: dc.subjectLiterary reading-
Palavras-chave: dc.subjectTeaching literature-
Palavras-chave: dc.subjectThe fantastic and the unusual-
Título: dc.titleReflexões (d)e reflexos: uma proposta de letramento literário através da obra Alice no espelho-
Título: dc.titleReflections (of) and reflections: a proposal for literary literacy through the novel Alice in the mirror-
Tipo de arquivo: dc.typelivro digital-
Aparece nas coleções:Repositório Institucional da UEL - RIUEL

Não existem arquivos associados a este item.