Atenção:
O eduCAPES é um repositório de objetos educacionais, não sendo responsável por materiais de terceiros submetidos na plataforma. O usuário assume ampla e total responsabilidade quanto à originalidade, à titularidade e ao conteúdo, citações de obras consultadas, referências e outros elementos que fazem parte do material que deseja submeter. Recomendamos que se reporte diretamente ao(s) autor(es), indicando qual parte do material foi considerada imprópria (cite página e parágrafo) e justificando sua denúncia.
Caso seja o autor original de algum material publicado indevidamente ou sem autorização, será necessário que se identifique informando nome completo, CPF e data de nascimento. Caso possua uma decisão judicial para retirada do material, solicitamos que informe o link de acesso ao documento, bem como quaisquer dados necessários ao acesso, no campo abaixo.
Todas as denúncias são sigilosas e sua identidade será preservada. Os campos nome e e-mail são de preenchimento opcional. Porém, ao deixar de informar seu e-mail, um possível retorno será inviabilizado e/ou sua denúncia poderá ser desconsiderada no caso de necessitar de informações complementares.
Metadados | Descrição | Idioma |
---|---|---|
Autor(es): dc.contributor | Limoli, Loredana [Orientador] | - |
Autor(es): dc.contributor | Saraiva, José Américo Bezerra | - |
Autor(es): dc.contributor | Portela, Jean Cristtus | - |
Autor(es): dc.contributor | Perfeito, Alba Maria | - |
Autor(es): dc.contributor | Nascimento, Elvira Lopes | - |
Autor(es): dc.creator | Bruning, Keity Cassiana Seco | - |
Data de aceite: dc.date.accessioned | 2025-05-15T12:44:54Z | - |
Data de disponibilização: dc.date.available | 2025-05-15T12:44:54Z | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2024-05-01 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Data de envio: dc.date.issued | 2025-05-15 | - |
Fonte completa do material: dc.identifier | https://repositorio.uel.br/handle/123456789/13307 | - |
Fonte: dc.identifier.uri | http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/974039 | - |
Descrição: dc.description | Resumo: O objetivo geral desse estudo é discutir e repensar as práticas de multiletramento, voltadas ao ensino de textos multimodais Busca-se fomentar, concomitantemente, o desenvolvimento de métodos que viabilizem a leitura e a produção crítica e criativa dos textos multimidiáticos: veiculadores sutis de valores e verdades homogeneizadoras Como a canção é tanto um texto sincrético quanto midiático, torna-se um representante adequado para o trabalho de multiletramento no âmbito escolar Dentro desse contexto, a pesquisa aborda a canção sob dois enfoques: inicialmente como objeto de estudo, investigada a partir de um olhar intersemiótico (relação entre os sentidos verbais e melódicos), posteriormente, como objeto de ensino, mediada ao professor do ensino básico por meio de uma formação continuada A metodologia de pesquisa utilizada para desvelar os sentidos das canções e avaliar o processo de didatização da canção é a descritivo-analítica, respaldada pela semiótica greimasiana e pela semiótica da canção de Luiz Tatit A teoria semiótica descreve, num primeiro momento, os sentidos universais e imutáveis presentes no interior textual, para, num segundo momento, observar os significados da materialidade discursiva, advindos do contexto socio-histórico (sentidos textuais oriundos do momento enunciativo) Já a semiótica da canção se interessa pelo descortinamento dos significados projetados pela junção do plano de expressão verbal com o plano de expressão melódico A experiência pedagógica, de caráter etnográfico, foi realizada com duas professoras de Língua Portuguesa da rede pública O diagnóstico, elaborado após a interpretação reflexiva dos documentos produzidos pelos sujeitos e pelas interações emergentes do período de formação docente, aponta desafios e possíveis caminhos a serem trilhados, rumo a uma pedagogia sensível-inteligível da canção A intervenção didática tem como meta a construção dialógica do conhecimento teórico, aplicado à prática social | - |
Descrição: dc.description | Tese (Doutorado em Estudos da Linguagem) - Universidade Estadual de Londrina, Centro de Letras e Ciências Humanas, Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Descrição: dc.description | Abstract: In spite of all the current challenges, guidances of all human spheres, since we live at a time of infinite and continuous modifications, that occur from economical and political (globalization) infrastructure and pass by sociocultural structures like arts, religion, science, conventions and go to education, it is believed to be a promising moment to create and implant new techniques and pedagogical materials, that permit to become didactic some mediatic texts such as soap operas, songs, video clips including others For that reason, the main objective of this study is to discuss and think about teaching-learning processes focused on verbal and non verbal texts, but mainly the syncretic texts It is also aimed to encourage, concomitantly, the development of new methods that focus on critical reading and creative production of senses of these mediatic constructs, subtle transmitters of homogenors values and truths Inside this context, the hybrid text called song (lyric and melody) was the chosen corpus to realize a semiotic analysis, which is transformed, along this investigation, into a proposal of a continuous formation, directed to elementary school teachers The song can be considered both a syncretic and mediatic text, being a proper representative to work multiliteracy, due to the lack of pedagogical approaches directed to this gender The main method used in this study is the analytical descriptive and qualitative method, carried through Greimasian semiotic and musical semiotic by Luiz Tatit That theory describes, at first, universal and immutable realities, implied to the text, and later, to observe senses of the discursive materiality that has occurred from the historical context (text senses coming from the enunciative moment) The previous approach concerns with the meanings projected by make the plans of existent expressions: image, sound and word At the end, it is presented a report which contains an evaluative description of a course about song analysis, offered to two elementary and high school teachers It is suggested too, a teaching unit direct to didactization of song through semiotic and musical semiotic, focused on fifth grade of elementary school This project was created the reflexive interpretation of all teacher formation process and interactions emerged during this period, the diagnostic points to the challenges faced by the individuals that try to mediate the songs in their classrooms That is a possibility of didactical intervention and has as an objective the dialogical construction of theoretical knowledge applied to the social practice of the student | - |
Formato: dc.format | application/pdf | - |
Idioma: dc.language | pt_BR | - |
Relação: dc.relation | Doutorado | - |
Relação: dc.relation | Estudos da Linguagem | - |
Relação: dc.relation | Centro de Letras e Ciências Humanas | - |
Relação: dc.relation | Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiótica | - |
Palavras-chave: dc.subject | Letramento | - |
Palavras-chave: dc.subject | Interacionismo sociodiscursivo | - |
Palavras-chave: dc.subject | Composição (Música) | - |
Palavras-chave: dc.subject | Professores | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semantics | - |
Palavras-chave: dc.subject | Literacy education | - |
Palavras-chave: dc.subject | Socio-discursive interactionism | - |
Palavras-chave: dc.subject | Teacher training | - |
Palavras-chave: dc.subject | Music | - |
Palavras-chave: dc.subject | Discourse analysis | - |
Palavras-chave: dc.subject | Semiotic | - |
Palavras-chave: dc.subject | Musical composition | - |
Título: dc.title | A semiótica e o ensino da canção : uma experiência rumo ao multiletramento | - |
Tipo de arquivo: dc.type | livro digital | - |
Aparece nas coleções: | Repositório Institucional da UEL - RIUEL |
O Portal eduCAPES é oferecido ao usuário, condicionado à aceitação dos termos, condições e avisos contidos aqui e sem modificações. A CAPES poderá modificar o conteúdo ou formato deste site ou acabar com a sua operação ou suas ferramentas a seu critério único e sem aviso prévio. Ao acessar este portal, você, usuário pessoa física ou jurídica, se declara compreender e aceitar as condições aqui estabelecidas, da seguinte forma: